Nesta terça-feira, 16 de março de 2021, temos a alegria de celebrar os 80 anos do Padre João Medeiros Filho. Amigo de todas as horas, Padre João tem nos ensinado muito, seja na leitura da Bíblia, sua maior inspiração, seja na vida.
Fernando Pessoa, em seu poema “Infante de Portugal”, versa: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. João Medeiros Filho é nosso infante sonhador. Senhor da palavra, nos brinda semanalmente com lições das mais nobres de humanidade, respeito e altruísmo. Seus textos são aulas de estética e sensatez. Configuram-se em exercício pleno de cidadania e empatia, mostrando-nos que, mais do que máquinas, precisamos de humanidade.
Tenho a oportunidade de estar com ele no Conselho Estadual de Educação. Aplaudo-o. Não me canso de saudá-lo, feliz por desfrutar a amizade de alguém que ficará – não tenho dúvidas – nos anais da intelectualidade potiguar. Neste dia que antecede seu aniversário, mandou-me uma mensagem que bem o define como homem de fé e humildade:
“… Estarei de retiro, em silêncio e oração. Agradeço sua compreensão. Não atenderei telefone nem responderei mensagens. É um dia todo para Deus. Grato. Nossa Senhora proteja todos”.
Rogo a Deus por sua saúde, não somente pelo privilégio de sua amizade, mas pela contribuição que dá a nosso Estado, na educação, na cultura, na teologia, nas letras. O “brocoió de Jucurutu” (termo como ele se define) tem mestrado e doutorado nas áreas de Teologia, Filosofia e Comunicação, tendo mais de vinte obras publicadas, além de artigos para jornais e revistas. É uma referência intelectual do RN.
Assim como Sócrates na antiga Atenas era cercado por aqueles que procuravam a sabedoria, nós aqui temos tido o privilégio de conviver com um verdadeiro amante da sabedoria, nesse Brasil tão dominado por confusas opiniões.
Aprendamos que sabedoria é mais que conhecimento. É uma soma de muitas virtudes: coragem, humildade, tolerância, bom-humor e otimismo.
Que a sua prosa nos ajude a transformar o mundo.
Salve, mestre e querido amigo Padre João Medeiros Filho.
*João Maria de Lima*