Representantes do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) entregaram na manhã da última segunda-feira (5) uma carta à governadora Fátima Bezerra em que falam sobre a “situação angustiante enfrentada pelas famílias da Ocupação Emmanuel Bezerra em Natal”. Eles estavam acompanhados das deputadas Isolda Dantas e Divaneide Basílio (PT).
Durante o encontro, a representante do MLB reclamou da polícia para a governadora. “Temos sofrido inclusive várias ‘assediações’ (sic) por parte da polícia”, disse.
Leia a carta na íntegra:
Excelentíssima Governadora Fátima Bezerra,
Dirigimo-nos a Vossa Excelência em nome do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), buscando chamar a atenção para a situação angustiante enfrentada pelas famílias da Ocupação Emmanuel Bezerra em Natal. Nosso movimento, dedicado à luta por direitos e justiça social, sente-se compelido a expressar as condições desumanas que essas famílias vêm enfrentando.
Ao longo de mais de dois anos, essas famílias estiveram alojadas em instalações inadequadas, no antigo galpão alugado pela prefeitura de Natal por decisão judicial. No entanto, nos deparamos com um cenário de calor intenso, esgoto aberto, alagamentos e ausência de estrutura básica. A atraso de dois anos do programa pró-moradia do Governo do RN agrava ainda mais essa situação.
Acreditamos que Vossa Excelência pode desempenhar um papel crucial na resolução desses problemas. Pedimos a intervenção imediata do governo do estado para assegurar o direito humano básico à moradia digna, bem como o acesso adequado a água e energia elétrica. Acreditamos firmemente na responsabilidade do Estado em garantir a dignidade dos cidadãos do RN.
A situação dessas famílias é um apelo urgente por justiça social e respeito aos direitos humanos. Solicitamos uma audiência para discutir soluções concretas que possam aliviar o sofrimento dessas famílias e, ao mesmo tempo, promover um futuro mais justo e igualitário para todos.
Agradecemos antecipadamente pela atenção a este apelo e permanecemos à disposição para colaborar em busca de soluções efetivas.
Atenciosamente,
Bianca Soares Evangelista
Coordenação Estadual do MLB no RN