Padre João Medeiros Filho
O carnaval é uma festa de origem pagã, que remonta à Antiguidade, desde a Mesopotâmia, Grécia e Roma. O termo é originário do latim “carnem+levare” (daí “carnevale”) e significa retirar a carne. Posteriormente, passou a anteceder à quaresma, tempo de jejum, penitência e conversão. Atualmente, a temática da apresentação dos desfiles carnavalescos volta-se para a história, ecologia, problemas sociais etc. Em 2019, a Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca, do Rio de Janeiro, apresentará em seu samba-enredo uma prece a Deus. É uma oração fora dos templos. Isto faz lembrar as palavras de Oswaldo Lamartine: “O mundo é o meu templo; a vida, o altar de minha oração; meu sofrimento, minha cotidiana prece”. De raízes seridoenses, místico e testemunha dos dramas do sertão, Oswaldo tinha uma ingente sede Deus, por isso, em seus últimos anos de existência, dizia-se “enjoado da vida”, que lhe parecia cada vez mais “distante do Criador e vazia de encantos divinos”. Esse tipo de fé e sentimento religioso do “Príncipe do Sertão do Nunca Mais” podem ser encontrados igualmente na música-tema da Unidos da Tijuca para o carnaval de 2019.
A letra começa como uma exaltação ao Criador num estilo próximo dos salmos: “Como é lindo o amanhecer, reflete o sol a criação”, diz a melodia carnavalesca. Conceitos cristológicos e bíblicos estão ali contidos, embalando o povo numa reflexão e atitude contemplativa: “Aquele que na dor te abraça sou eu, a verdade pra quem pede luz, carregando a sua cruz, o alimento em comunhão, princípio da salvação”. Tais palavras lembram Edith Stein em sua dor nos campos de concentração nazistas. Princípios e concepções de teologia sacramental resvalam dos versos do samba-enredo, recordando as ideias de Teilhard de Chardin, quando alude à celebração da “Missa sobre o altar do mundo”.
Lamartine repetia que o “sofrimento nos aproxima de Deus, pois seu Filho aceitou a dor da cruz por amor a nós, apesar de ser divino”. Nestes dias de apreensão e incertezas, o carioca solta o grito místico nos versos de Márcio André e coautores do samba da Unidos da Tijuca, localizada na comunidade do Borel. A certeza de que Deus escuta o clamor de seu povo (na autêntica assertiva da Sagrada Escritura) é uma das ilações da citada música, que desce do morro para o asfalto. O texto dos sambistas toma uma conotação social, encontrada no profeta Amós, presente também nas encíclicas pontifícias dos últimos decênios: “Só existe um caminho… Cada um faz seu destino (meu senhor), as migalhas do poder, que o diabo amassou, estão dentro de você”.
Márcio André lança um apelo à prece. E rezar não consiste simplesmente em aderir a verdades ou dogmas religiosos. Vai além. Implica numa caminhada rumo a Deus. Maria Santíssima realizou isso, de maneira plena, a ponto de tornar seu ventre sacrário do Verbo e templo da graça divina. A oração leva o ser humano perto do Criador. E ninguém melhor que Maria para se colocar face a face na união perfeita com o Divino pelo mistério da Encarnação. A Virgem de Nazaré é a grande orante de toda a história da humanidade. E quem reza, deve ser profundamente humilde e compassivo, apresentando os dramas humanos para que o Onipotente possa libertá-los, dando cada vez mais consciência ao homem da gratuidade divina e da sua pequenez. Os versos dos compositores da Unidos da Tijuca revelam a comiseração celestial: “Ouço chamar meu nome, ouço um clamor de prece. Choro ao te ver com fome. Sou o cordeiro que a alma fortalece”. Os sambistas arrematam a música, sugerindo uma mudança de postura, numa atitude de rogos solidários, pedindo a intercessão do Altíssimo: “Ó meu Pai, seu amor é a receita. Iluminai, que não me falte o pão na mesa. Derrame igualdade, prosperidade, as bênçãos do céu… Hoje a Tijuca pede em oração. Veste a fantasia pra fazer o bem. Multiplica o sagrado pão. Amém. Amém”! Emocionante a interpretação da menina Giovana Galdino. A beleza da letra e da melodia reveste-se de misticismo em laivos de fé e súplica cristãs!