Dentro do complemento das obras de reestruturação completa da Avenida Felizardo Moura, a Prefeitura do Natal realizou a entrega da reestruturação que contempla a trincheira do Viaduto da Urbana. A cerimônia de inauguração aconteceu durante a manhã desta quarta-feira (25) com a presença do prefeito Álvaro Dias e o secretariado, prometendo facilitar o deslocamento do natalense que sai da zona Oeste e zona Sul em direção à zona Norte.
De acordo com Álvaro Dias, a obra chega para complementar um grande cinturão viário necessário para melhorar a mobilidade urbana e otimizar o tempo de quem utiliza o trecho diariamente. “Aqui era um local que tinha engarrafamentos constantes, dificuldades de locomoção que retardavam a vida das pessoas que precisavam utilizar todos os dias esse trecho. Agora vai melhorar bastante com essa obra da trincheira, que vai se unir à Felizardo Moura e à BR-226”, afirma.
Segundo a estimativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), as obras de reestruturação da Avenida Felizardo Moura, que também engloba a trincheira do Viaduto da Urbana, receberam um investimento de aproximadamente R$49 milhões. Diariamente, o espaço possui uma circulação de 75 mil a 80 mil veículos por dia, sendo 20 mil contemplados apenas na trincheira.
Para Carlson Gomes, a obra é uma das mais importantes para a mobilidade urbana da cidade. “Quem estiver na Arena das Dunas pode vir pela BR-226, que está sendo totalmente revitalizada com iluminação, asfalto e acessibilidade, passa pela trincheira e chega na Mário Negócio e na grande obra da Felizardo Moura”, explica.
A trincheira do Viaduto da Urbana foi liberada para o tráfego de veículos minutos após a cerimônia. Agora, quem vem do KM-6 poderá escolher acessar o viaduto ou utilizar a via à direita para voltar a Avenida Nevaldo Rocha. Aos que necessitarem usar o trecho durante o período da noite será possível encontrar uma iluminação completa por toda a extensão do equipamento, com sinalizações horizontais e verticais novas.
Ainda de acordo com o titular da Seinfra, as intervenções para complementação da reestruturação da Felizardo Moura seguem em duas frentes: a conclusão da BR-226 e a lateral existente na Avenida Nevaldo Rocha, ao lado da trincheira. “Estamos trabalhando para entregar tudo agora no final do mês de outubro e início de novembro”, explica. Para as intervenções da BR-226, está sendo executado um investimento na ordem de R$12 milhões.
A obra de reestruturação da avenida Felizardo Moura possibilitou uma nova drenagem, pavimentação, calçadas com acessibilidade, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via.
Tribuna do Norte