As exportações de melão do Rio Grande do Norte podem crescer até 40% nos próximos três anos, caso seja viabilizada uma nova rota marítima direta entre o Nordeste e a China. A estimativa é do presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do RN (Coex-RN), Fábio Queiroga, que participa da articulação de uma linha marítima direta para o mercado asiático, a fim de reduzir o tempo de trânsito atual de 54 para 32 dias. No longo prazo, a projeção é ainda mais otimista: se forem vencidos os entraves logísticos e a escassez de mão de obra, o Estado pode até triplicar as exportações em uma década.
O presidente do Coex-RN integrará uma comitiva que visitará a China no próximo mês para tentar a criação de uma rota direta a partir dos portos de Natal ou de Fortaleza, o que é considerado fundamental para viabilizar o negócio com o mercado chinês. “Tudo que nós exportamos para a China foi encarado como experimental. Foi muito pouco, perto do zero ou desprezível. Nós pretendemos começar as exportações esse ano para formar relacionamento com o mercado. A partir do instante que a gente vence esses obstáculos da questão logística, o potencial é muito grande”, afirma.
Em 2024, o RN exportou cerca de 357 mil toneladas de melão, a maior parte para União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Chile, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Embora o RN esteja habilitado há quatro anos para exportar a fruta para a China, os embarques seguem em ritmo experimental. O principal entrave é o tempo de trânsito excessivo, que compromete a qualidade da fruta. Atualmente, a única rota disponível parte do Porto de Santos (SP) e leva em média 54 dias para chegar ao país asiático, limite considerado inviável pelos produtores.
A China é atualmente o maior produtor mundial de melão, responsável por metade da produção global. Esse volume traduz um forte hábito de consumo e revela um mercado com grande demanda por frutas tropicais. “A fruta potiguar tem grande aceitação entre os chineses. Quando nós estamos produzindo aqui, no melhor do nosso potencial, é quando os países do Hemisfério Norte não estão produzindo por consequência de seus frios extremos”, completa Queiroga.
União com PE pode viabilizar rota
A expectativa é que o cenário comece a mudar com a missão que acontece entre os dias 8 e 22 de maio. Com representantes da Abrafrutas, Apex Brasil, a comitiva brasileira contará com a presença de integrantes do Governo do Estado do RN, Prefeitura de Mossoró, entidades políticas de Pernambuco, empresários e técnicos da cadeia produtiva da fruticultura. O grupo visitará centros de distribuição e mercados estratégicos em cinco cidades chinesas, com apoio da Apex Xangai e da Embaixada do Brasil.
O objetivo é unir os produtores de melão do RN com os de uva de Petrolina, Pernambuco, para consolidar um volume de carga que justifique a criação de uma linha marítima direta. “O objetivo é sair com o volume de carga completo, sem parada em outro destino, reduzindo o ‘transit time’ de 54 para 32 dias”, explica Queiroga. Além disso, a missão pretende firmar parcerias com grandes compradores que possam bancar os custos logísticos, permitindo que o exportador se concentre apenas na produção.
A missão se encerrará com participação na feira SIAL, maior evento internacional de alimentos, marcada para acontecer em Xangai. O evento também servirá como base de articulação da próxima Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), em Mossoró, que ocorrerá de 20 a 22 de agosto. “Queremos trazer importadores e compradores da Índia, Taiwan e Singapura para fazer parte da nossa Expofruit”, diz Queiroga.
Governo diz que missão é estratégica
O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Guilherme Saldanha, reforçou a importância estratégica da viagem. “Há mais de três anos que esse mercado foi aberto, mas pela distância, ele tem que ser feito por via marítima. E o que a gente precisa hoje é encontrar companhias marítimas que façam uma rota direta Natal-China”, diz. “Os chineses são um dos maiores produtores de melão do mundo e, com certeza, esse mercado é muito interessante para nós. A gente precisa entrar nesse mercado chinês”, complementa.
Atualmente, cerca de 90% da produção potiguar é destinada ao mercado europeu. Segundo dados do setor, o RN embarcou em 2024 cerca de 17 mil contêineres, com 21 toneladas cada, totalizando 357 mil toneladas de melão. Se o novo corredor logístico for viabilizado, esse número pode se multiplicar significativamente, especialmente com o avanço tecnológico e a mecanização das lavouras, que podem reduzir a dependência da mão de obra intensiva.
“O grande desafio do setor não é apenas a logística, mas também a limitação de trabalhadores para ampliar as áreas plantadas”, comenta Fábio Queiroga. “Vamos estar procurando tecnologias de automação nessa viagem à China, buscando formas de conviver com essa escassez de mão de obra que hoje nos limita até mais do que o transporte”, frisa o presidente do Comitê.
Exportação de frutas cresce 26% no primeiro trimestre no País
O volume de exportação de frutas do país no primeiro trimestre deste ano cresceu 26% em relação ao mesmo período de 2024, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo o 4º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (24), no período de janeiro a março foram exportadas 301 mil toneladas de frutas.
Os principais estados exportadores foram o Rio Grande do Norte, Ceará, São Paulo e Pernambuco; os principais compradores foram Países Baixos, Reino Unido e Espanha; já as frutas mais exportadas foram melões, melancias, limões e limas, mangas e bananas.
O faturamento foi U$S 311 milhões, o que representa um aumento de 7% em relação ao primeiro trimestre de 2024 e de 23% em relação ao mesmo período de 2023. “O ano foi iniciado de forma bastante promissora, com boas vendas para a Europa e Ásia. Faturamento e volume acimas dos anos anteriores. Além de comercialização destacada para as minimelancias potiguares e, principalmente, para os melões, mas também de limões e limas”, informou a Conab.
As vendas externas da banana no primeiro trimestre de 2025 tiveram um volume de 15,7 mil toneladas, 131,2% maior em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a melancia apresentou um aumento de 90% em relação ao primeiro trimestre de 2024, com um volume exportado de 53 mil toneladas e faturamento no trimestre de U$S 32,1 milhões; 91% maior em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
As vendas externas de maçã registraram 2,57 mil toneladas, no primeiro trimestre de 2025. O resultado é 85,6% maior que o registrado em relação ao mesmo período ano anterior. O faturamento trimestral foi US$ 2,8 milhões, 93,6% acima na comparação com o mesmo período do ano passado.
As maçãs miúdas foram a principal categoria dessas frutas comercializadas, devido a serem bastante procuradas principalmente por países asiáticos. No caso do mamão, as exportações no primeiro trimestre de 2025 tiveram um volume de 13,36 mil toneladas, crescimento de 28,2% em relação ao mesmo período de 2024. Já o faturamento foi US$ 17,1 milhões, alta de 31%.
O boletim mostra que as vendas externas de laranja nos primeiros três meses de 2025 tiveram um volume de 125,7 toneladas, 52% inferior em relação ao mesmo período de 2024. Além disso, o compilado no mês corrente foi menor 68% na comparação com março do ano passado 2024. Já as importações das frutas comercializadas pelas Ceasas analisadas nesse boletim foram de 1,15 mil toneladas, alta de 9,5% no que diz respeito a fevereiro de 2025.
Em relação ao suco de laranja, as exportações brasileiras registraram 528,7 mil toneladas, queda de 22,8% em relação ao primeiro trimestre de 2025. Já o mês corrente em análise teve queda de 33,2% em face de março de 2024 e alta de 22,4% em relação a fevereiro de 2025. A Conab estima, para os próximos meses, um cenário de continuidade de envios mais baixos.
Tribuna do Norte