RN tem território livre de moscas expandido

O Rio Grande do Norte recebe mais um avanço na área da exportação de frutas. O estado teve seu território livre de moscas das frutas ampliado. A medida foi oficializada nesta terça-feira (27), no Diário Oficial da União, por meio da Portaria Nº 277, de 23/04/2021 que trata da Expansão da Área Livre de Anastrepha grandis do Estado do RN.

Com a expansão, oito novos municípios potiguares estão oficialmente considerados livres desta praga. São eles: Apodi, Gov. Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Caraúbas, Macau, Pendências, Jandaíra e Pedro Avelino. A medida aumenta a possibilidade de exportação de frutas do estado, já que existem vários países que exigem esta certificação.

“No Brasil, apenas o Rio Grande do Norte e um pedaço do Ceará, que atualmente está sofrendo com a seca, possui a certificação de Área Livre de Mosca das Frutas. Isso é fruto do nosso compromisso com a fruticultura do RN e de todo o trabalho que temos realizado junto aos agricultores, permitindo assim, esse reconhecimento por parte do Ministério da Agricultura. Sem dúvida, isso representa um avanço significativo para a geração de emprego e renda no nosso estado.”, explicou o Secretário de Agricultura do RN, Guilherme Saldanha.

Para receber a certificação, foi realizado  trabalho que envolveu diversos órgãos, em especial a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do RN, os Fiscais Estaduais Agropecuários, o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária, o Comitê Executivo de Fruticultura do RN, a Superintendencia Federal de Agricultura (SFA/RN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A expansão da Área Livre de Moscas da Fruta permite aos produtores, principalmente de curcubitaceas (como melão e melancia), a exportação dos seus frutos para países mais exigentes, como a China, EUA e Argentina.