Em entrevista à Rádio Liberdade FM, a presidente do Conselho Regional de Assistência Social do Rio Grande do Norte, Angely Dias da Cunha, falou sobre os princípios da assistência social e como enxerga as políticas públicas vigentes.
Angely Cunha fez questão de afirmar que assistência social e assistencialismo são coisas diferentes e que não podem ser confundidas, defendendo que a assistência social é um direito e não uma ajuda.
Neste sentido, ela criticou a fala do prefeito Taveira, que afirmou em entrevista também à Liberdade FM, que a primeira-dama ajudava muitas pessoas.
“A fala do prefeito foi descontextualizada ao dizer que a primeira dama faz ajuda. Isso não é serviço social.”, falou Angely. “Na hora que tem um intermediário, deixa de ser um direito universal, isso é um privilégio, um assistencialismo, isso é uma troca de favores. E essa não é a perspectiva do serviço social.”, completou.
A presidente do CRESS-RN afirmou também que vê como algo positivo que uma assistente social esteja à frente dessa pasta, já que a formação de assistência social inclui a capacitação na área de gestão e elaboração de políticas públicas.
Sobre o plano nacional, Angely criticou o governo Bolsonaro, ressaltando que a política no âmbito federal é de desmonte e cortes de recursos. “Há sim uma política que desconsidera a vida das pessoas”, falou. “Precisa da participação da população no âmbito da construção das políticas públicas. No âmbito federal, há muitas decisões que estão sendo tomadas de cima pra baixo.”, completou.
Confira a entrevista completa AQUI.