A tradicional campanha Papai Noel dos Correios teve seu prazo prorrogado. Agora, a data para adoção de cartinhas e recebimento de presentes é até o dia 13 de dezembro. No Rio Grande do Norte, foram disponibilizadas cerca de 6,5 mil cartinhas de alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública, além de projetos sociais de crianças até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com a superintendente estadual dos Correios, Jaqueline Costa, ainda há cerca de 300 cartas aguardando adoção, 127 mensagens constam no blog da campanha e as demais em agências dos Correios em todo o Estado.
“A nossa meta é atingir 100% das cartas, gostaríamos de fazer um apelo aos padrinhos e madrinhas que aproveitem o final de semana para comprar o seu presente, para entregar no máximo até a quarta-feira, que é o prazo final para entregar os presentes”, pede a superintendente dos Correios.
Importância da campanha
A campanha dos Correios iniciou há 34 anos, após iniciativa dos próprios carteiros que recebiam cartas endereçadas ao Papai Noel, não sabiam a quem entregar, então passaram a “adotar” essas mensagens. A ação cresceu ao longo dos anos e tomou uma dimensão bem maior, que hoje envolve toda a sociedade, tem apoio dos chamados “padrinhos corporativos”, como a Secretaria da Segurança Pública e Defesa do RN (Sesed), empresas e escolas privadas.
“É uma campanha nacional de grande relevância porque além de realizar o sonho da criança, também temos parceria com Secretarias de Educação que nas escolas trabalham a questão pedagógica com as crianças a escrita, a criatividade e a redação”, enfatiza a superintendente.
Pedidos inusitados
Jaqueline conta que as cartinhas passam por uma triagem antes da divulgação, e que a maioria dos pedidos são simples, mas que há muitas mensagens surpreendentes, como o de uma menina que escreveu que seu sonho é ser policial.
“A secretaria de Segurança Pública realizou esse sonho, a levou para conhecer o BOPE, fizeram fardamento e ela passou um dia de policial junto com a equipe do Batalhão”, contou.
A superintendente também conta que há alguns anos, houve uma situação bem curiosa. Um menino pediu um emprego para a mãe em um supermercado específico de Natal. A direção dos Correios, em contato com o supermercado, conseguiu o emprego para a mulher que, ainda hoje, trabalha no local.
Jaqueline solicita que quem não tiver condições de comparecer pessoalmente a uma agência dos Correios retirar uma carta, pode doar presentes avulsos, como material escolar, carrinhos, bolas, bonecas e slime, que é um dos presentes mais solicitados pelas crianças.
As adoções podem ser feitas também online (blognoel.correios.com.br) ou nas agências dos Correios de Natal, Ceará-Mirim, Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e dos municípios de Antônio Martins, Apodi, Assu, Caicó, Currais Novos, Felipe Guerra, Mossoró e Pau dos Ferros.
Fonte: www.tribunadonorte.com.br