A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou uma operação nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (30) para cumprir mandados contra pessoas envolvidas no duplo assassinato da advogada Brenda Oliveira, de 26 anos e de um cliente dela, Janielson Nunes de Lima, de 25 anos, em janeiro deste ano.
Pelo menos sete pessoas foram presas e levadas à sede da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Natal, até às 8h.
Brenda e Janielson foram mortos a tiros dentro do carro da advogada, no dia 30 de janeiro, logo após deixarem delegacia do município de Santo Antônio. O crime aconteceu em plena luz do dia a aproximadamente 600 metros da delegacia.
Segundo a Polícia Civil, a Operação “Jus Puniendi” visa o cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão nos municípios de São José de Mipibu, Espírito Santo e Goianinha.
A investigação é conduzida pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia, através do Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), da 6ª Delegacia Regional de Nova Cruz e da 66ª Delegacia de Polícia de Santo Antônio.
Segundo a Polícia Civil, mais detalhes desta operação serão divulgadas ao longo desta terça-feira (30).
Vídeo mostra crime
Um vídeo gravado por câmeras de segurança mostram o momento em que o carro da advogada foi interceptado por pelo menos quatro pessoas que estavam em duas motos. Os criminosos atiram contra os ocupantes do veículo.
A motorista tentou escapar dos disparos, acelerou o veículo, mas acabou saindo da via e atingindo um ônibus estacionado. Os criminosos vão até o local e atiram novamente contra ela e o cliente. Familiares do cliente estavam na parte de trás do carro e não foram atingidos.
O crime
Janielson, cliente de Brenda, era suspeito da morte do vaqueiro João Victor Bento da Costa, de 19 anos, assassinado a tiros na manhã do dia 28 de janeiro, durante uma vaquejada no Parque Maria Salete, em Santo Antônio.
Dois dias depois, Janielson foi detido em Arez e levado à delegacia para prestar depoimento. Ele e a advogada foram mortos logo após deixarem a unidade policial.
O duplo assassinato aconteceu no centro da cidade, cerca de 600 metros distante da delegacia de onde as vítimas haviam acabado de sair. Familiares de Janielson também estavam no veículo e não ficaram feridos.
As investigações apontaram que o crime teria sido cometido por vingança, encomendado e planejado por familiares e amigos do “vaqueiro”. Janielson seria o principal alvo da emboscada.
www.g1.globo.com