“Pior momento da inflação no Brasil já passou”, diz Campos Neto

 

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto), disse nesta segunda-feira (27) que, apesar da inflação anualizada estar em 12,04% ao ano, o país pode já ter passado pelo pior momento da crise de desvalorização de preços. 

“A gente ainda tem no Brasil um componente de aceleração da inflação, mas os últimos dois números foram, pela primeira vez, dentro da expectativa”, disse Campos Neto no Fórum Jurídico de Lisboa, na capital portuguesa. “A gente acha que o pior momento da inflação no Brasil já passou.”

Campos Neto ainda disse que a instituição fez quase tudo o que podia para conter a alta dos preços – incluindo um aumento da taxa básica de juros, que hoje está em 13,25%. Isso estaria refletido, segundo ele, na expectativa do PIB para este ano, que passou de 1% para 1,7%.

“É importante que o Brasil fez o processo antecipado. Acreditamos que nossa ferramenta é capaz de frear o processo inflacionário e vai frear o processo inflacionário e a gente acha que grande parte do trabalho já foi feito”, disse o economista

Fonte: o antagonista