Parnamirim ganhará uma nova delegacia, a 19ª DP. Segundo a prefeitura, a ampliação do número de delegacias, juntamente com outras estratégias, tem gerado resultados expressivos na redução da criminalidade. No ano de 2016, por exemplo, o município registrava, em média, 176 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Atualmente, este número caiu para 30, o que representa uma redução de 83%. São considerados como CVLI os crimes de homicídio doloso, incluindo o feminicídio, a lesão corporal seguida de morte e o latrocínio.
O resultado coloca Parnamirim na quarta posição entre os municípios mais seguros do Nordeste, de acordo com dados do IBGE e do Ministério da Saúde. O município é o único do RN na lista dos dez primeiros colocados.
Hoje, o município conta com duas delegacias distritais, a 1ª DP, localizada na Cohabinal e a 2ª DP, em Nova Parnamirim. Há tambem uma delegacia de plantão no bairro Vida Nova, que opera à noite, aos fins de semana e feriados.
Além disso, a cidade dispõe de quatro delegacias especializadas: a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DEPID), e a Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA).
O prefeito Rosano Taveira ressaltou a importância dessa ampliação para a segurança da cidade. “O aumento no número de delegacias trouxe um impacto direto na segurança pública do município. Hoje, Parnamirim é mais segura e autônoma, e o atendimento à população melhorou significativamente. Seguimos comprometidos em trabalhar para manter esses índices em queda.”
Tribuna do Norte