Palácio dos Esportes chega aos 60 anos

O Palácio dos Esportes está completando 60 anos e a data não passou em branco. A Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Esporte Lazer, promoveu nesta quarta-feira (27), uma solenidade alusiva às seis décadas de existência do Palácio dos Esportes Djalma Maranhão.

Além das festividades, os professores Roberto Cabral, Kolberg Luna e Jamilson Martins colheram textos para que as pessoas contem a história do ginásio mais simbólico de Natal através de crônicas que foram publicadas no livro “Memórias do Palácio dos Esportes Djalma Maranhão”.

Durante a programação das festividades desta quarta-feira, foram prestadas homenagens a atletas, dirigentes e artistas que contribuíram para a história de glória da praça esportiva. Nenhum esportista ou membro da cultura que ajudou a enaltecer o nome do Palácio dos Esportes ficou fora dessa festa.

Os organizadores montaram dois grandes painéis, onde foram expostas fotos das pessoas consideradas importantes nesta jornada de 60 anos. Nenhum nome foi esquecido. “Temos esses dois grandes painéis com essas pessoas que foram importantes para a história do Palácio. Neles estão personagens como Roberto Filinto, Cátia, Keyla, João Filinto, Quincas, Nilson Barrote. Lá no fundo do palácio, um paredão enorme homenageia esses grandes desportistas”, disse Beto Cabral.

Segundo Beto, Com relação ao livro, muitos se surpreenderam com a forma que eles encontraram de contar o que se passou com narrativas pessoais dos muitos momentos que as pessoas escolhidas viveram no ginásio.

As homenagens não param de chegar, o presidente Bira Marques do ABC, enviou nota falando sobre a importância dessa data para o esporte potiguar. “O ABC FUTEBOL CLUBE, tradicional e centenária instituição, participante da memória esportiva do Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, desde do seu nascedouro, em 27 de dezembro de 1963. Queremos registrar, com muito orgulho, nossa trajetória gloriosa e inesquecível nessa monumental praça construída pelo visionário prefeito Djalma Maranhão. Externamos nossa gratidão e reconhecimento aos relevantes serviços prestados a nossa capital, a sua serventia multifuncional e que foi o divisor de águas do esporte da cidade, elevando o nome do nosso Estado no cenário interestadual, nacional e internacional. PARABÉNS ao Palácio dos Esportes Djalma Maranhão”! O América também fez questão de registrar sua homenagem:

“O América Futebol Clube, instituição tradicional também na prática de modalidades desportivas, participa de forma efetiva, ativa e significativa da vida do Palácio dos Esportes. A memória do esporte amador do América tem sido registrada nos anais daquele templo esportivo, aflorando no âmago de cada espectador emoções indeléveis das suas brilhantes equipes de basquetebol, de voleibol e de futebol de salão, tendo esta última conseguido a proeza de se sagrar vice-campeão brasileiro, numa campanha memorável que marcou o ano de 1970. A saga do Palácio dos Esportes foi alavancada pela vontade política do gestor que lhe deu nome. O saudoso alcaide, desportista, professor de educação física e amante das atividades desportivas, ao construir aquele berço esportivo, deixou um legado infinito para o esporte natalense, estabelecendo um marco ora sexagenário, mas que durará para sempre”.

Por www.tribunadonorte.com.br