A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESED) comandou nesse final de semana a operação de escaneamento em áreas de falésias do projeto “Diagnóstico de risco de desmoronamento das falésias Pipa e Barra de Tabatinga – RN”, coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pelo professor Rodrigo de Freitas Amorim, do Departamento de Geografia.
Antes do helicóptero entrar em cena, foram realizadas reuniões com as equipes técnicas de cada órgão para definir o melhor plano de ação. Dessa forma, o uso do helicóptero Potiguar 1 foi fundamental para identificar e monitorar as áreas das falésias em risco de erosão, além de também auxiliar com o transporte do equipamento em locais de difícil acesso.
PROJETO FALÉSIAS
Em um esforço coletivo para melhorar a segurança desses locais, o Governo do Estado, em parceria com a UFRN, SESED, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar do RN, IDEMA, MPF e as prefeituras de Tibau do Sul e de Nísia Floresta, vem se dedicando ao estudo e monitoramento dessas áreas.
Os monitoramentos se iniciaram em março de 2021 e vão ser finalizados em março de 2022. No mês de setembro, o Potiguar 1 deve estar de volta para continuar a observação em áreas de difícil acesso do Litoral Sul do estado.