A obra de duplicação de um trecho da RN-313, mais conhecida como Estrada de Pium, em Parnamirim, foi iniciada na manhã da segunda-feira (22), com previsão de ser concluída até novembro deste ano. De acordo com Albert Josuá Neto, secretário de Obras do Município, nesta etapa, os serviços incluem um trecho de aproximadamente 2,8 quilômetros, a partir do entroncamento com a BR-101. A obra está orçada em R$ 11 milhões, recursos da União e do Finisa, firmados entre a prefeitura e a Caixa Econômica Federal (CEF).
A reportagem esteve no local na manhã de segunda-feira. Uma máquina iniciava os trabalhos perto da BR-101. A interdição da via, prevista para as 7h, foi implementada somente à tarde. “Evitamos fechar agora [na segunda pela manhã] para evitar transtornos no trânsito”, explicou Neto. Com a interdição, a Prefeitura de Parnamirim implementou rotas alternativas para minimizar os impactos no trânsito. Para os motoristas que seguem no sentido BR-101 em direção a Cajupiranga, a primeira opção de desvio começa na Rua Campo Azul, seguindo pela Rua Belmont.
Os condutores que estão no sentido contrário, ou seja, de Cajupiranga em direção à BR-101, poderão utilizar o contrafluxo como uma opção. O acesso a essa rota pode ser feito pelo Posto Pichilau. Além da rota citada, outra opção para os motoristas é utilizar a Rua Campo Azul e seguir pela Rua Monte Carlos, no sentido Cajupiranga/BR-101. Assim como na primeira opção de desvio, o contrafluxo também é a rota para quem precisa seguir no sentido oposto.
A interrupção vai permanecer enquanto os serviços estiverem em execução. “Esta fase contempla, na verdade, o trecho que compete ao nosso município, até as proximidades do Rio Pium. Após isso, a continuidade da duplicação ficaria a cargo de Nísia Floresta. Estamos fazendo a nossa parte”, disse o secretário de Obras de Parnamirim, Albert Josuá Neto. As melhorias decorrentes da obra incluem a implementação de ciclovias, calçadas e outros benefícios que visam dar mais segurança e conforto para a população.
A duplicação beneficiará, diretamente, os moradores de Cajupiranga, Pium e Parque das Nações. Para quem usa a via frequentemente, o início das obras gera certa preocupação em razão da possibilidade de morosidade para a conclusão dos serviços. É o que alega o entregador Mauro Cardoso. “Passo por aqui vez por outra, quando preciso fazer entregas em Pium e sei que o pessoal que transita diariamente na via vai sofrer porque precisará pegar os desvios. O problema do RN é que uma obra começa e não tem prazo para terminar. É sempre assim, fica rastejando”, disse.
Jonas Macchi tem um ponto de venda de óleo para carros e motos bem no local onde a obra está sendo iniciada. Ele afirma que, por enquanto, terá de deslocar o ponto por causa dos serviços, mas conta que está otimista de que a duplicação irá trazer melhorias para o tráfego na região. “Neste início vai atrapalhar um pouco, porque eu vou ter que mudar meu ponto até tudo terminar e eu poder voltar. Depois que concluir, eu espero que a obra traga muitos benefícios”, comenta o vendedor.
A duplicação, de acordo com a Prefeitura de Parnamirim, irá reduzir a incidência de congestionamentos, facilitando o escoamento e o deslocamento na área. O serviço tem sido esperado há anos pelos moradores dos bairros de Cajupiranga, Pium e Parque das Nações.
Tribuna do Norte