Nesta quarta-feira (8), o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) comunicou o falecimento do ministro aposentado José Augusto Delgado, aos 83 anos, deixando todo o estado de luto pela perda.
Grande nome do direito potiguar, o ministro José Delgado foi empossado no STJ em 15 de dezembro de 1995. Foi juiz de Direito no Rio Grande do Norte, juiz eleitoral e juiz federal substituto do Rio Grande do Norte. Nasceu em São José de Campestre (RN), em 7 de junho de 1938, formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e especializou-se em Direito Civil e Comercial pela mesma instituição.
Professor universitário, Delgado foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 1995 a 2008, honrando a tradição potiguar em produzir grandes juristas ao longo da história. Foi professor colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor de Direito da Universidade Católica de Pernambuco e professor de pós-graduação do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Publicou artigos doutrinários em diversos livros e revistas especializadas.
“Perdemos mais um grande nome que abrilhantou o Superior Tribunal de Justiça. Perde a magistratura brasileira uma figura humana exemplar e um notável e culto magistrado! Delgado dignificou o tribunal da cidadania! Que Deus, em sua infinita misericórdia, console a família e os amigos de José Augusto Delgado”, ressaltou o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, em nome da corte.
“Durante décadas de exercício na carreira que abraçou, dignamente, o ministro foi advogado, juiz de direito, eleitoral, federal, desembargador do TRF 5, membro do TSE e ocupou vários cargos no STJ, além de ser doutrinador reconhecido na área jurídica, sem deixar de transmitir seus conhecimentos aos acadêmicos como docente dos cursos de Direito da UFRN, Universidade Católica de Pernambuco e UNICEUB, do Distrito Federal”, pontua o dirigente do Poder Judiciário norte-rio-grandense, o desembargador Vivaldo Pinheiro.
José Delgado deixa a esposa, Maria José Costa Delgado, três filhos e uma legião de amigos. O Blog do GM lamenta a perda e se solidariza com a dor dos familiares.