Número de “gatos” de água dispara no Rio Grande do Norte

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No primeiro semestre deste ano a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) identificou e recuperou o furto de 1.206.270 m³ de água em toda a rede, um volume suficiente para abastecer, durante seis meses, municípios como João Câmara, com uma população de 33 mil habitantes. De acordo com a Caern, os desvios registrados nos primeiros seis meses de 2024 superam o volume de todo o ano de 2023 (com 848.000 m³ furtados) em 42,2% e causaram prejuízos da ordem de R$ 5 milhões.

Os desvios acontecem, principalmente, através da própria tubulação (esquema chamado de “bypass”) ou por meio de ligações clandestinas, como a registrada na na adutora Jerônimo Rosado, em julho.

A ligação detectada furtava 20 mil litros de água por hora. A Jerônimo Rosado atende Serra do Mel, parte da zona urbana de Mossoró e comunidades rurais mossoroenses. A intervenção foi identificada no último dia 15 de julho, às margens da BR-304, próximo à entrada da cidade de Paraú. Foram encontrados canos irregulares conectados ao sistema de abastecimento. O cano foi instalado direto na ventosa e nele havia oito tubos conectados de menor diâmetro.

Segundo a Caern, é possível que a partir destes oito canos menores possam ser feitas outras inúmeras derivações para atender diferentes locais. As ventosas são equipamentos que existem ao longo da adutora para retirar o ar do sistema e necessários para o funcionamento correto do envio de água. A Companhia de Águas alerta que furto de água é crime e que o maior prejuízo é a redução do abastecimento para a população. “Os furtos geram um déficit e desequilíbrio no sistema de abastecimento”, disse a Caern.

“Todo o esforço da Companhia é para o melhor atendimento da população”, completou a Caern. A Companhia esclareceu que tem utilizado a fiscalização como uma atividade rotineira, por meio de contratos com empresas terceirizadas. “Além disso, a própria população pode denunciar possíveis casos de fraude nos canais de atendimento da Companhia, podendo utilizar o teleatendimento 115, Agência Virtual e App (no link outros serviços), presencialmente nos escritórios ou através da Ouvidoria no telefone 0800 84 20100 ou e-mail ouvidoria@caern.com.br”, informou.

A Caern explicou também que parte dos prejuízos financeiros registrados até o momento em 2024 será reavida com a aplicação de multas aos infratores. A reportagem questionou quanto em multas já foi aplicado, mas não houve um retorno da empresa neste sentido. A Companhia reforçou, no entanto, que os prejuízos ficam também para a população.

“Esse prejuízo impacta a Companhia e toda a sociedade. A população é afetada com a distribuição de água. Para a Companhia representa custos operacionais, o que pode gerar impacto na tarifa. Assim, o combate aos gatos é essencial para todos, destacando que o furto de água é crime. Desde 2021, a Caern realizou mais de 13 mil ações de fiscalização”, pontuou a Caern.

Tribuna do Norte