A deputada federal Natália Bonavides, candidata a prefeita de Natal, participou de um encontro com o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte na noite desta terça-feira (11), para ouvir as demandas da categoria e falar sobre as suas propostas para o setor da saúde da capital potiguar.
No encontro, Natália afirmou que pretende recuperar as unidades de saúde de Natal e ampliar a rede de atendimento. “É triste ouvir histórias como a a unidade básica de saúde do Nazaré, onde o teto de uma das salas desabou. Paredes mofadas, estruturas comprometidas: a realidade das UBS e UPAs precisa mudar. E nós vamos fazer isso melhorando o atendimento dos usuários e as condições de trabalho dos profissionais”, declarou.
De acordo com a candidata, seu plano de governo também contempla o aumento da rede de atendimento médico. “A cobertura médica de Natal diminuiu nos últimos anos. Ao mesmo tempo, a nossa população também encolheu, o que deixa o dado ainda mais grave. Em parceria com o Governo Lula, nós tratemos mais investimentos para a cidade e aumentaremos a quantidade de unidades de saúde”, disse.
Natália Bonavides lembrou da unidade do Planalto e do CAPs III, que pararam de funcionar. “Em vez de fechar unidades, vamos abrir novas e reestruturar o que já temos na rede”, reforçou.
Outro ponto abordado por Natália em sua fala foi o da estruturação da carreira dos profissionais de saúde do Município. “Não dá para continuarmos nessa realidade em que é necessário que os servidores entrem na Justiça para fazer com que a prefeitura pague direitos básicos”, afirmou.
Natália Bonavides defendeu um plano de carreira para os médicos e o fortalecimento do quadro de profissionais da medicina efetivos da prefeitura. “Precisamos abrir concursos com vagas atrativas, para que esses profissionais sintam vontade de vir atender o povo de Natal com melhores condições de trabalho”, argumentou.
Zera fila
Durante a atividade com o Sinmed, a candidata Natália Bonavides também falou de sua proposta para acabar com as filas de marcação de consulta. “É um absurdo que a pessoa precise sair de casa para pegar uma fila e ter acesso a uma ficha para entrar em uma fila para receber atendimento. Hoje é assim que acontece. Nós vamos implementar as marcações online sem excluir as presenciais, para dar mais comodidade aos usuários do SUS municipal e agilizar o processo de agendamento das consultas médicas” explicou.
A parlamentar se comprometeu em manter o diálogo aberto com o Sindicato dos Médicos do RN, para acompanhar as demandas da categoria e encaminhar possíveis soluções.