Natália Bonavides apresenta propostas para revitalização do comércio de rua durante caminhada no Alecrim

A deputada federal Natália Bonavides, candidata a prefeita de Natal, caminhou na manhã desta terça-feira (3) pelo Alecrim e conversou com comerciantes e pessoas que transitavam pelo local sobre a revitalização do comércio de rua de Natal.

“O Alecrim, a Cidade Alta e o comércio da Zona Norte sofrem com a falta de infraestrutura. A Prefeitura de Natal não garante nem uma oferta de ônibus decente para os centros comerciais, que acabam tendo que competir de maneira desleal com os shoppings e com os sites de compras”, declarou Natália.

A candidata disse que vai reforçar a infraestrutura nesses espaços e também melhorar a zeladoria das galerias públicas, como os camelódromos. “Os camelódromos sofrem com goteiras, problemas elétricos e outras questões. Nós vamos melhorar essas estruturas, aumentar a oferta de ônibus para os centros comerciais de rua, melhorar a infraestrutura urbana dos bairros que abrigam esses comércios e garantir o retorno do aumento do fluxo de pessoas nesses espaços”, explicou Natália Bonavides.

Natália acrescentou que essas propostas também se estendem para a revitalização do bairro da Ribeira. “É preciso criar uma política de revitalização dos bairros com base nos seguintes eixos: ações de zeladoria, política de moradia para a região, estruturação de serviço de intermediação entre investidores e parceiros em potencial, benefícios fiscais e o uso de equipamentos públicos para aumentar as possibilidades de convivência”, detalhou.

A candidata citou como exemplo o projeto Recentro, realizado em Recife. O programa reduz IPTU e ISS de quem realiza reformas nos imóveis no Centro da capital recifense. A isenção o IPTU é maior quando a reforma é para instalação de moradia. “Isso de moradia é importante, não só pelo combate ao déficit habitacional, mas porque o fato de termos mais gente morando no Centro tende a aumentar o consumo na região”, acrescentou Natália. No caso do Recentro, também há concessão de benefícios fiscais para instalação de parques tecnológicos para apoiar o Porto Digital.

“Mas não só o Recentro. Deve servir como inspiração também os projetos de revitalização da região industrial de Nantes, na França, e a revitalização do centro de Medellin, na Colômbia”, disse.