A manhã de sábado (23) no Alecrim, polo principal do comércio de rua da capital potiguar, foi de movimentação intensa, com muita gente em busca das compras para o Natal. Para os comerciantes, a expectativa é de boas vendas, com incremento de até 10% no período. Já para os consumidores, a palavra de ordem era pechinchar para levar para casa produtos que se encaixassem no orçamento, apesar da correria dos último momentos antes da data natalina. Para atender ao público que costuma fazer compras de última hora, o comércio terá funcionamento diferente neste domingo (24).
O universitário Marcos Vinícius Cabral, de 22 anos, aproveitou o sábado para fazer as últimas compras. Ele foi ao Alecrim em busca de roupas para as festas do final de ano. “Quero comprar uma calça, uma bermuda e talvez um tênis. Espero gastar, no máximo, uns R$ 300. Estou pesquisando e vendo que os preços estão justos. Esta é a segunda loja que eu venho e acredito que o segredo é fazer essa pesquisa mesmo, embora o tempo esteja um pouco apertado. Por isso, inclusive, que preferi vim hoje [sábado] para adiantar, tanto por causa do grande movimento, como também porque quero que neste domingo, tudo esteja pronto para a ceia”, relatou.
A enfermeira Josuela França, de 42 anos e Jabelle Martiniano, de 15, também estavam em busca de roupas para o final do ano para a adolescente. Mãe e filha reconheceram que, diante da correria, sequer prestaram atenção nos preços. “Quero uma blusa e um short. Meu critério é comprar a peça que mais me agradar, até porque está uma correria grande. Mas, se Deus quiser vamos conseguir comprar tudo até o domingo”, disse Jabelle. “Fizemos muitas compras e, confesso que já perdi a noção do quanto gastamos”, acrescenta Josuela.
Para os comerciantes, a expectativa é de alta nas vendas. “Desde sexta o movimento aumentou muito. Estamos apostando em um crescimento nas vendas de 10% até este domingo. Antecipamos uma promoção que a gente, geralmente, só faz em janeiro, com descontos de 30% na loja. Então, nossa expectativa é boa”, afirmou Cleide Alves, gerente da das lojas Emanuelle.
Para o dono da Casa Sarmento, Denevaldo Sá, o aumento nas vendas deve chegar a 8%. “Estamos com movimento crescente. Entre esse sábado e domingo, nós acreditamos que serão dias expressivos de venda”, disse. Para garantir suporte a quem ainda precisa fazer as compras, o comércio contará com funcionamento estendido no domingo no comércio de rua.
Já nos shoppings e supermercados, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), a véspera do feriado será de horário reduzido. Na segunda-feira (25), as lojas não devem abrir. As informações da CDL para o domingo apontam que o comércio de rua, como é o caso do Alecrim, estará aberto de 8h às 17h, enquanto os shoppings devem encerrar as atividades às 19h.
Já os supermercados têm horários variados, com algumas redes fechando às 14h, 18h ou 19h. O consumidor deverá conferir essa informação diretamente com a unidade que costuma comprar. Enquanto isso, na segunda-feira, as lojas dos shoppings deverão estar fechadas, com funcionamento facultativo da praça de alimentação das 11h às 21h no Midway Mall, das 11h às 22h no Natal Shopping e Partage Norte Shopping. Na segunda, os supermercados e o comércio de rua não funcionam.
Tribuna do Norte