Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) do Rio Grande do Norte invadiram, no fim da manhã deste sábado (7), um supermercado da zona Sul de Natal. O grupo exige cestas básicas para deixar o local. De acordo com a Polícia Militar, que monitorou a situação, o movimento foi pacífico.
Esta não é a primeira vez que ações do tipo são realizadas na capital potiguar. Representantes do supermercado ocupado negociaram com os ocupantes na tentativa de que o estabelecimento pudesse ser liberado.
MLB é o mesmo grupo que invadiu um terreno privado em Natal, que era o antigo Diário de Natal, passando seis meses no local mesmo com determinação da Justiça para reintegração de posse.
O MLB diz que a invasão integra uma campanha nacional chamada “Pátria sem Fome”. O grupo ressalta que está realizando uma campanha de arrecadação de alimentos. “Através de uma grande rede de solidariedade, o MLB realiza uma grande campanha de arrecadação de alimentos, baseados na convicção de que ‘só o povo salva o povo’. Por isso contamos com o seu apoio nessa importante luta contra a fome”, diz o comunicado do MLB/RN.
O Carrefour, em nota, explicou que está dialogando com o movimento e que faz doações constantes para o grupo.
“Estamos dialogando com as lideranças do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) para entender suas reivindicações. Fazemos doações constantes de alimentos para este movimento e para outras organizações, como parte do nosso pilar prioritário de combate à fome e à desigualdade no país. Em 2023, para organizações em todo o país, doamos 4 mil toneladas de alimentos, e em 2024 esperamos atingir o volume de 6 mil toneladas. Entre as ações que promovemos nesta frente este ano, destaca-se a doação de 500 toneladas de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, incluindo para o MLB no estado”.
Tribuna do Norte