Ministério da saúde quer rebaixar a covid 19 no Brasil de pandemia para endemia

Queiroga confirma segundo ataque cibernético ao sistema do Ministério da  Saúde | CNN Brasil

A possibilidade de o país flexibilizar o estado de emergência sanitária foi o assunto de uma reunião entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD – MG) e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça-feira (15). A intenção é mudar a classificação da covid-19, no Brasil, de pandemaia para endemia.

Endemia é o status de doenças recorrentes, típicas, que se manifestam com frequência em uma determinada região, mas para a qual a população e os serviços de saúde já estão preparados. Um exemplo de endemia no Brasil é a dengue. Para que a doença seja considerada uma endemia, o coronavírus deixa de ser considerado uma emergência de saúde. Por isso, em Brasília, se discute os efeitos de tais medida.
A Organização Mundial da Saúde classifica desde março de 2020 que o planeta vive uma pandemia, e não há previsão de alteração desse status em âmbito internacional. Mas já existe a discussão de classificar o coronavírus como endemia em países da Europa.
Nas últimas semanas, alguns municípios e estados revogaram o uso de máscara em ambientes abertos e fechados. Desde o início da pandemia, em março de 2020, segundo dados do Ministério da Saúde, o País já registrou 656 mil mortes para o novo coronavírus e aproximadamente 29,4 milhões de infectados.