Adisseminação de tecnologias que expandiram o alcance e a velocidade das conexões de internet conduz o mundo –residências, empresas, governos– a uma transição acelerada. O modelo de TI (tecnologia da informação) está cada vez mais baseado em serviços em nuvem –redes de servidores de acesso remoto espalhados pelo mundo e acessíveis de qualquer lugar.
O movimento que começou com as bases de dados agora engloba cada vez mais plataformas, softwares e ferramentas de manipulação e análise.
Essa migração já está em estágio avançado no setor privado, entretanto, o setor público ainda encontra dificuldades para se adaptar aos novos tempos. Questões como burocracia lenta, funcionários sem treinamentos periódicos e regras institucionais desatualizadas são alguns dos motivos para essa defasagem.
São essas questões que serão colocadas em debate no evento Google Cloud Public Sector Summit, promovido pelo Google Cloud e apoiado pela AX4B.
Uma vez que o processo de transformação do modelo de TI para serviços e estrutura em nuvem é inevitável, será cada vez mais necessário que os órgãos públicos dialoguem com empresas especializadas para encontrar soluções de implantação da tecnologia e aumento da segurança e eficácia do manejo de dados.
MAIOR SEGURANÇA E CONTROLE DOS DADOS
A principal vantagem da nuvem é a segurança de armazenamento e redução de riscos devido à maior automatização, que diminui as possibilidades de erros ao longo do processo. Problemas como falhas em discos rígidos, panes ou até furtos, comuns em sistemas de armazenamento tradicionais e que podem desencadear uma série de outras dores de cabeça, não representam uma ameaça na tecnologia da nuvem.
As políticas de segurança de dados das empresas que oferecem esse serviço garantem um cuidado rigoroso com o material processado, como autenticação e criptografia. Além disso, as empresas mantêm uma equipe especializada em segurança digital e operam com a tecnologia mais avançada disponível no mercado.
SERVIÇO VAI ALÉM DO ARMAZENAMENTO
Além da segurança, esse modelo de TI inclui plataformas de controle e gerenciamento de dados que dispensam a necessidade de compra de licenças e manutenção de softwares e hardwares.
Juntar ferramentas de armazenamento e gerenciamento em um mesmo serviço torna esse modelo mais barato e prático que as tecnologias anteriores. Os dados ficam acessíveis em qualquer local, para diferentes dispositivos (tablets, celulares etc.) e sistemas, como Windows, iOS ou Linux, e de forma rápida através de servidores espalhados pelo mundo e conectados em rede.
Essa maior praticidade, que oferece total controle dos dados, pode trazer mudanças de grande impacto para a forma como o poder público utiliza e trabalha os próprios dados do sistema. O recente ataque ao STJ, por exemplo, mostrou a importância de atualizar os sistemas de armazenamento de dados no serviço público.
Em meio à pandemia da covid-19 e à disseminação do trabalho remoto, as facilidades que a nuvem oferece são cada vez mais indispensáveis. A previsão é que, com a chegada da tecnologia 5G, esse processo se acelere ainda mais. Consultorias famosas, como a Gideon Gartner, estipulam que 75% de todos os bancos de dados do mundo migrarão para serviços em nuvem até 2023.
GOOGLE CLOUD PUBLIC SECTOR SUMMIT
Nos dias 8 e 9 de dezembro, representantes governamentais de diversos países se reunirão no evento global digital Google Cloud Public Sector Summit (Cúpula do Setor Público do Google Cloud) para discutir o uso de novas tecnologias para melhoria do controle, manipulação e segurança do armazenamento de dados dentro do setor público.
O evento é apoiado pela AX4B, empresa especialista em gestão, software e serviços, parceira da Google Cloud e conta com mais de 40 sessões internacionais, interações com especialistas e soluções Google Cloud para o setor governamental e de educação. Inscreva-se.
Serviço:
Quando: 8 e 9 de dezembro.
Inscrição: https://cloudonair.withgoogle.com/events/public-sector-summit-br
Programação e informações: https://cloudonair.withgoogle.com/events/public-sector-summit
Poder 360.