Listada entre as obras do Novo PAC, do governo federal, a construção de uma nova unidade na Refinaria de Paulínia (Replan) promete ampliar em 10 milhões de litros de diesel por dia a capacidade produtiva da planta, que já a maior unidade de processamento de petróleo da Petrobras.
O g1 esteve na Replan, que ocupa uma área de 9,2 milhões de metros quadrados, e viu de perto o andamento da obra da unidade de hidrotratamento (HDT) – veja vídeo acima.
Segundo a Petrobras, o HDT gera hidrogênio a partir de um forno de 1,3 mil graus e 130 toneladas de vapor por dia, remove os contaminantes do combustível, como o enxofre, e reduz impactos no meio ambiente.
Em construção desde 2022, o HDT tem investimento de US$ 458 milhões e previsão para entrar em funcionamento a partir de 2025. Atualmente, a Replan tem capacidade para produzir até 24 milhões de litros de diesel por dia.
Construção da nova unidade de hidrotratamento da Replan, a Refinaria de Paulínia, que vai ampliar a capacidade de produção em 10 milhões de litros por dia — Foto: Fernando Evans/g1
Gerente geral da Replan, Raphael Franco de Campos destaca que a obra segue o cronograma e que a equipe já está preparada para operar a nova estrutura.
“É uma unidade robusta, irmã da unidade que a gente já tem aqui, com a mesma tecnologia, a gente já sabe operar. Pessoal imbuído na obra, com grande conhecimento técnico, já estamos preparados para receber a unidade, para ter seu incremento de produção”, destaca.
Diesel S-10
A Petrobras tem ampliado a produção do chamado diesel S-10, que de acordo com a empresa tem “baixo teor de enxofre e que atende às tecnologias mais modernas de motores em uso no Brasil”. O tipo S-500, usado em máquinas agrícolas, deixará de ser produzido nos próximos anos.
O maior impacto da nova estrutura será na produção de diesel, derivado que representa o maior volume que sai da planta em Paulínia, mas a instalação vai permitir também aumento da produção de querosene de aviação (QAV) – nesse caso, a quantidade produzida dependerá das necessidades do mercado.
Maior do Brasil
Maior refinaria da Petrobras, a Replan tem capacidade para processar 69.000 m³ de petróleo por dia (69 milhões de litros), o equivalente a 434 mil barris, e atende a 30% do território brasileiro.
Para efeito de comparação, a segunda refinaria em volume de processamento de petróleo é a Revap, em São José dos Campos (SP), com 40 milhões de litros por dia.
Além do diesel, na planta de Paulínia são produzidos derivados como gasolina, querosene de aviação, gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha), óleo combustível, asfalto, propeno e bunker, entre outros.
A produção de Paulínia é escoada para os seguintes locais:
- Interior de São Paulo – recebe a maior parte da produção, 55%
- Sul de Minas
- Triângulo Mineiro
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Rondônia
- Acre
- Goiás
- Brasília (DF)
- Tocantins
Fonte: G1