A Liga Contra o Câncer inaugura, nesta quarta-feira (24), a primeira fase da obra do Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó, em Currais Novos. A solenidade, para convidados, acontece a partir das 10h e vai reunir diretores, colaboradores e autoridades.
Localizada no bairro Paizinho Maria, na BR-226, a nova unidade vai começar a funcionar de forma progressiva a partir da sua inauguração e os atendimentos à população começam nesta quinta-feira (25) e já podem ser agendados via canais de atendimento da Liga. Inicialmente, o CDES vai contar com quatro consultórios médicos em funcionamento, além de sala de mamografia, tomografia e ultrassonografia.
Quando estiver em pleno funcionamento, o centro terá seis consultórios médicos, uma sala de pequenas cirurgias, mamógrafo digital, dois aparelhos de ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Além dos atendimentos médicos, um centro de ensino e pesquisa vinculado ao Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) da Liga também vai funcionar no local, oferecendo cursos de capacitação de profissionais que atendem a comunidade, tanto de Currais Novos, quanto dos municípios vizinhos.
No planejamento para o segundo semestre de 2024, as primeiras qualificações serão ofertadas a partir de agosto e incluem um Curso Prático em Diagnóstico por Imagem, direcionado para tecnólogos e técnicos em radiologia; Manejo de Urgências Odontológicas, para odontólogos; Terapia Nutricional em Oncologia, voltado para profissionais e estudantes de Nutrição a partir do 6º período; e Atualização em Farmácia Hospitalar, para técnicos e auxiliares de Farmácia.
A construção do CDES foi viabilizada pelo senador Styvenson Valentim foi meio de emenda da bancada federal do Rio Grande do Norte para a Liga em 2022 e 2023, totalizando R$ 29.143.000 e R$ 13.312.000 em 2024. Já o terreno foi doado pela Prefeitura de Currais Novos. “Sem esse apoio da classe política, a Liga não teria a possibilidade de destinar recursos para uma obra como a da nova unidade de Currais Novos, que vai beneficiar cerca de 435 mil habitantes de 38 municípios do entorno de Currais Novos, dando mais acesso à saúde para a população que mora no interior”, explica Roberto Sales, superintendente da Liga.
Ponta Negra News