Uma das principais organizações de ensino superior particular do país, a Ânima Educação, anunciou a aquisição de todos os ativos brasileiros do grupo norte-americano Laureate. Iniciada em novembro de 2020, a negociação foi aprovada em 23 de abril. A transação custou R$ 4,6 bilhões.
Fazem parte da aquisição a Universidade Anhembi Morumbi (UAM), a Business School São Paulo (BSP), em São Paulo; a Universidade Salvador (UNIFACS), na Bahia; a Universidade Potiguar (UnP), no Rio Grande do Norte; o Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) e o Centro Universitário FADERGS, no Rio Grande do Sul e o Centro Universitário IBMR, no Rio de Janeiro.
Ainda estão transcorrendo os trâmites regulatórios com a CEDEPE Business School, em Pernambuco, a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), o grupo Ser Educacional e o Centro Universitário dos Guararapes (UniFG). O acordo inclui, ainda, a venda da FMU, em São Paulo, para a Farallon Capital, no valor de R$500 milhões.
Por meio dessa aquisição, a partir deste mês de maio, a Ânima Educação se consagra como o 4° maior player de educação privada do País em número alunos e o 3º em receita líquida, com presença em 12 estados do Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste e quase 550 polos de ensino digital.
A integração forma uma comunidade com mais de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 16 instituições de ensino superior, além de oito (8) marcas que são referências em suas áreas de atuação e o Instituto Ânima.