O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Rodrigo Sergio Dias, foi demitido do cargo cerca de cinco meses após sua nomeação, em 8 de agosto no cargo vinculado ao Ministério da Educação. Já foi substituído por Karine Silva dos Santos, funcionária do órgão de perfil técnico.
Dias é primo de Alexandre Baldy, ex-ministro das Cidades do governo Michel Temer e secretário de Transportes Metropolitanos do governo João Doria, em São Paulo.
O presidente demitido do FNDE chegou ao cargo bancado pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, que o apadrinhou. A demissão explica a visita imprevista de Maia no Palácio Alvorada, ontem.
O FNDE executa os principais programas de financiamento da educação básica, como os programas de merenda escolar, transporte escolar e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
A exoneração, publicada na tarde desta segunda (23) em edição extra do “Diário Oficial da União”, motivou . Para a presidência do FNDE foi nomeada Karine Silva dos Santos, que já atuava no órgão.
(Diário do poder)