O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, acaba de dizer que o governo vai adiar a entrada em vigor da portaria que exige quarentena para visitantes não-vacinados.
“Estive na Casa Civil e a gente vai postergar a vigência da portaria que trata das fronteiras, em especial aqueles itens que falam sobre apresentação de certificado de vacinação ou em caso contrário, cumprimento da quarentena”, disse Cruz, em coletiva de imprensa.
“O trabalho do time do DataSUS, que está avaliando toda essa questão de restabelecimento da base de dados, a gente ainda não tem um prazo concreto. Mas por precaução a gente vai publicar uma portaria hoje postergando por sete dias o início da vigência das regras que estão postas. Iniciariam a vigir amanhã, sábado [11], então passarão a vigir no próximo sábado [18]”, acrescentou.
“Assim que a Casa Civil receber, a gente vai publicar issso em edição extra de (sic) Diário Oficial”.
“Eventualmente tem alguém que já esteja no exterior, e esse alguém que já esteja no exterior não teria a possibilidade, por exemplo, de conseguir resgatar esse certificado [em papel, emitido por posto de saúde]. Então para não prejudicar o brasileiro que já está no exterior foi uma medida de precaução estender [adiar] por mais sete dias essa vigência da portaria”.
Fonte: O Antagonista