Neoenergia Cosern reforça orientações de segurança para organizadores dos festejos e devotos da padroeira de várias cidades potiguares.
Começou a contagem regressiva para a Festa de Sant’Ana, padroeira de várias cidades potiguares. Em Currais Novos e Caicó, no Seridó, o evento religioso e social mobiliza mais de 150 mil pessoas ao longo de 10 dias, incluindo novenas, feirinhas de gastronomia e artesanato, desfiles cívicos, corridas de rua e o grande encerramento: a procissão. Para que tudo ocorra com segurança, a Neoenergia Cosern lembra aos organizadores, comerciantes e pessoas diretamente envolvidas nas festividades em torno da Avó de Jesus que é necessário ficar atento a alguns procedimentos.
“É muito importante recebermos, o mais cedo possível, dos responsáveis pelas procissões um ofício detalhando o percurso e as especificidades dos trios elétricos utilizados, principalmente no tocante à altura”, ressalta Kattielly Lima, supervisora da Neoenergia Cosern no Seridó. “De posse dessas informações, nossas equipes realizam uma inspeção minuciosa na rede elétrica e em cabos de telecomunicações para eliminar qualquer risco ao deslocamento das pessoas e dos veículos. Outro detalhe importante é que só com o “OK” da Neoenergia Cosern o Corpo de Bombeiros pode emitir a liberação do evento”, complementa.
De acordo com José Gomes, gerente de Operações da distribuidora no Seridó, serão inspecionados cerca de 20 quilômetros de redes de baixa e média tensão em Currais Novos, Caicó e Santana do Matos – cidade da região Central que também realiza procissão no dia 26 de julho. “Nós também inspecionamos cuidadosamente transformadores, postes e circuitos que levam energia aos locais onde são montados palcos e os vários eventos da Festa de Santana”, explica José Gomes.
Na inspeção, são utilizados veículo equipados com câmeras de termovisão, uma tecnologia que identifica possíveis pontos de calor nos equipamentos do sistema elétrico (cabos, transformadores, subestações, por exemplo) e auxilia na correção de possíveis defeitos. Controladas por dois eletricistas por meio de um sistema que imita um joy stick instalado no interior do veículo, as câmeras fazem leituras termográficas e uma central instalada no próprio veículo envia informações para o Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora em Natal.
Saiba mais sobre a Festa de Sant’Ana
As festividades alusivas à Sant’Ana nas cidades de Currais Novos, Caicó e Santana do Matos foram reconhecidas como patrimônios culturais imateriais do Rio Grande do Norte através do Projeto de Lei 354/2019 aprovado pela Assembleia Legislativa em junho de 2022. Em 2010, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu a Festa de Sant’Ana de Caicó como patrimônio cultural do Brasil, “por ser profundamente enraizada na história da cidade, em particular, e do sertão potiguar, em geral”. A devoção por Sant’Ana, em Caicó, remonta ao Século XVIII – mesmo período da formação da cidade. Nos três municípios, os festejos reúnem milhares de pessoas nas programações sociais e religiosas que ocorrem ao longo do mês de julho.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOENERGIA COSERN