Família mais poderosa da política RN decidirá a vida política de Elienai e Maurício

 

As famílias tradicionais continuam reinando na política do Estado. Um rápido olha para o cenário e percebemos que, no RN, os MAIA de João, Zenaide e Agaciel foram os grandes vitoriosos nesse último pleito, pois iniciou essa história com uma cadeira de deputado federal, manteve, e ainda conquistou mais duas, uma no senado, com Zenaide, e a outra de deputado distrital, com Agaciel; enquanto as outras famílias tiveram perdas nos seus espaços políticos. José Agripino, também Maia, perdeu duas cadeiras, a sua, de senador, e a do filho Felipe, que preferiu não disputar mais a eleição de deputado federal.

Os Alves, outra família poderosa, tiveram uma baixa em seus mandatos. Hoje só mantêm os cargos de Waltinho, na Câmara Federal, e Felipe Alves, na Câmara Municipal de Natal, mas a cadeira do senador Garibaldi já era, faz parte do passado. Os Maia vitoriosos irão decidir os destinos da política parnamirinense. A conversa dos irmãos irá acontecer a qualquer momento, para saber quem irá sobreviver e encabeçará a chapa majoritária na oposição. O motivo é que João Maia comanda o PL, onde encontra-se filiada a vovozinha Elienai Cartaxo, e no PROS, de Zenaide, que está filiado Maurício Marques, considerado um lobo nas campanhas. O detalhe é que os irmãos, que são os maiores caçadores de votos no momento para fortalecer o seus projetos políticos, não irão gastar duas balas para um mesmo alvo e ninguém aqui é bobinho para acreditar que Elienai e Maurício partirão para uma disputa de prefeito separados.

O tempo desse encontro dos líderes e também com essa realidade política será no próximo mês, com as convenções partidárias que apontarão o caminho de quem vai ficar na cabeça, no tronco e nos membros desse corpo político que é a eleição de 2020 em Parnamirim. Uma curiosidade do significado da palavra MAIA: é um nome do gênero feminino, de origem latina e significa “grandiosa”, “mãe” e “próxima a Deus”. Talvez aí seja um caminho para saber quem será escolhido.