Escola do Parlamento da Câmara de SP recebe vice-presidente da ABEL

 

O vice-presidente da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas) e diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, João Maria de Lima, foi recebido na tarde desta quarta-feira (16/3) pelo presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, Alexsandro Santos. A visita foi uma troca de experiências sobre as atividades das duas instituições.

João Maria é professor licenciado e mestre em Letras, escritor, membro do Conselho Estadual de Educação, ex-presidente da FAPERN (Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte), além de professor do curso de Direito do UNI-RN (Centro Universitário do Rio Grande do Norte), idealizador e coordenador do Conexão Enem, ex- coordenador do Projeto #QueroAprender, da secretaria de Estado da Educação e da Cultura e professor com mais de 20 anos de experiência nos ensinos público e privado. Para ele, a visita à Câmara é a primeira de muitas parcerias entre as instituições.

“Na Educação é importante que aproveitemos as boas práticas de uma Casa para realizarmos em outras, para que possamos difundir a Educação cidadã e política cada vez mais. Nosso objetivo é fazermos esse intercâmbio dos projetos e trocar conhecimentos e particularidades. Estou muito otimista que a partir daqui, aconteçam muitas parcerias futuras”, declarou João Maria.

O presidente da Escola do Parlamento da Câmara de São Paulo ressaltou a importância deste intercâmbio entre os estados e instituições. “Essa troca de experiências é fundamental. A gente tem muito o que aprender com as nossas casas irmãs. Existem coisas que nos unem. Essa vocação da educação para a cidadania, da participação popular, essa vocação de tornar o parlamento cada vez mais a casa do povo é algo que nos une. A Escola do Parlamento da Câmara Municipal pode aprender muito com o que está sendo feito na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Quanto mais fortalecemos esses vínculos, mais a gente consegue avançar no cumprimento do nosso objetivo principal: educar com cidadania”, disse Alexsandro.

Sobre a ABEL

A ABEL é uma entidade da sociedade civil e sem fins lucrativos que congrega Escolas, Centros de Treinamento, Institutos de Estudos e Pesquisa e entidades afins vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo-se também neste universo as Escolas dos Tribunais de Contas. Sua finalidade maior é promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas através de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública.

Sobre a Escola do Parlamento da Câmara

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, instituição sem fins lucrativos, foi criada em 2011 com o objetivo de promover a Educação para a Cidadania. A Escola promove cursos, palestras, debates e outras atividades destinadas à formação do cidadão, lideranças comunitárias e políticas, bem como incentiva a participação e a intervenção junto ao Poder Público. Também desenvolve o Programa de Pós-Graduação “Legislativo e Democracia no Brasil”, em nível de especialização, para a formação de profissionais para as organizações estatais ou da sociedade civil. Em cooperação com outras instituições de ensino, estimula a pesquisa acadêmica voltada à atuação do Poder Legislativo e busca de soluções para os problemas da cidade. Todas as atividades da Escola são gratuitas e abertas à população.

Fonte: câmara municipal de São Paulo