“Em primeiro lugar estão as pessoas”, diz Taveira em entrevista ao Blog do GM

Em entrevista aos jornalistas Gilson Moura e Valdemir Tapioca, o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira da Cunha, fez uma síntese sobre diversos assuntos relacionados ao município.

O gestor destacou a solidariedade de entidades e comerciantes durante as últimas chuvas, falou sobre alguns problemas que o município atravessa nas áreas de drenagem e saneamento, além de comentar política estadual, mais precisamente sobre a candidatura a deputado estadual do seu primogênito, Taveira Júnior.

Questionado como tem sido esses últimos dias após as chuvas de julho, Taveira disse que o apoio de entidades, comerciantes e da população em geral tem sido algo marcante. “Temos recebido cestas básicas, colchões e lençóis. Tudo isso em função da solidariedade da população”, disse esclarecendo que colocou uma escola, um ginásio e a defesa civil municipal à disposição do município de Nísia Floresta.

“Teve um dia que nos reunimos no gabinete do prefeito de Natal, Álvaro Dias, foram 21 prefeitos. Foi triste ver o prefeito de Touros, chorando por ter visto diversas casas destruídas devido às chuvas.

Os prefeitos de Canguaretama e Tibau também estavam preocupados com a situação em seus municípios. A Federação dos Municípios ficou à disposição para ajudar, especialmente os municípios menores, a preencher o formulário para receber a ajuda do governo federal”, explicou Taveira que comentou temos muito ainda para ser resolvido, mas “em primeiro lugar estão as pessoas”.

Ao responder uma pergunta de uma ouvinte, o prefeito disse: “temos alguns problemas sérios que precisam ser feitos nas áreas de pavimentação e drenagem na Cophab, mas primeiro precisamos resolver a burocracia da licitação”, disse. Um deles é na rua Elisa Branco que terá que ser feita outra licitação, e a outra rua fica no Sonho Verde onde foi feita 70% e para ser concluída precisa de outra licitação porque a empresa que fez quer recalcular os valores.

Durante a entrevista o prefeito esclareceu o fato de a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rosa dos Ventos está sem funcionamento e ser cobrado pela população. “Existe uma decisão judicial que precisamos aumentar a quantidade de salas de aula da escola, então vamos transformar a unidade em salas de aula, anexadas à escola”, explicou.

Na área administrativo-financeira, o prefeito Taveira afirmou que um decreto estabeleceu o piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e que agora o município aguarda repasse federal. “Esses são os profissionais que estão à frente das arbovirores em nosso município”, disse. Nos próximos dias recebem uma gratificação os Agentes de Vigilância Sanitária e os funcionários da prefeitura.

Até outubro deste ano Parnamirim deve ganhar um Complexo com as Delegacias do Idoso, da Mulher e da Criança e Adolescente. Segundo o prefeito Rosano Taveira, em audiência com o delegado-geral adjunto, Ben-Hur Medeiros, o local está sendo procurado pela equipe da Secretaria de Segurança com o aval do gestor municipal.

Política

Com a proximidade das Eleições 2022, o prefeito Rosano Taveira disse que foi necessário definir alguém como pré-candidato a deputado estadual pelo município. Apesar do nome da primeira-dama, Alda Leda, ter boa aceitação entre os munícipes, a família optou pelo nome do primogênito Taveira Júnior. “Ela está fazendo um trabalho na secretaria e disse que quer concluir”, garantiu o prefeito.

Sobre a pré-campanha de Taveira Júnior, ele disse estar com uma “aceitação boa”. Taveira disse que foi feito um trabalho no interior e agora está chegando em Parnamirim. “Passamos por diversas cidades do interior, agora faremos um trabalho em Parnamirim e Natal vai surpreender”, conta o prefeito Taveira.