Em Parnamirim, VIII edição do MPRN Perto de Você supera meta de atendimentos

Foto: Reprodução

Ação aconteceu entre os dias 12 e 16 de agosto de 2024 e contou com um pavilhão de atendimento montado na praça da Igreja Matriz da cidade.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte superou a meta de atendimento ao público em sua VIII edição do projeto MPRN Perto de Você realizada em Parnamirim. A ação aconteceu entre os dias 12 e 16 de agosto de 2024 e contou um pavilhão de atendimento ao público montado na praça da Igreja Matriz da cidade, entre os dias 14 a 16 de agosto, por onde passaram mais de 160 pessoas.

O projeto MPRN Perto de Você promove uma série de ações buscando aproximar a instituição e a sociedade potiguar através de atendimentos e incentivo à concretização de políticas públicas. Entre as ações estão cursos, capacitações, visitas técnicas, audiências públicas e prestação de serviços sociais. O atendimento ao público é mantido durante três dias para receber da população que pode levar denúncias, dúvidas ou abrir procedimentos de áreas afeitas à atuação do MPRN, como saúde, educação, cidadania, direitos de grupos vulneráveis, defesa da criança e do adolescente e da mulher vítima de violência doméstica e familiar.

O estudante Rodolfo Mendes foi uma das pessoas que foi atendida na ação. “Eu precisei vir ao centro para resolver outras coisas e vi a oportunidade de ser atendido. Se fosse de outro jeito eu não teria feito”, explicou o jovem após abrir uma demanda solicitando mais acessibilidade nas calçadas da cidade.

A coordenadora do projeto, promotora de Justiça Isabelita Garcia, registrou o resultado fortalece a iniciativa. “Concluímos a VIII edição do projeto MPRN Perto de Você ultrapassando nossas expectativas e os resultados das edições anteriores. Isso demonstra o potencial do projeto em promover a aproximação do Ministério Público do Estado do Rio do Norte à sociedade. Então, sigamos com a certeza de que a iniciativa constitui um verdadeiro trampolim de transformação social”, declarou.

PROGRAMAÇÃO
Ao logo dos cinco dias de evento, o MPRN realizou 10 cursos e capacitações para servidores públicos do município buscando fortalecer a rede de assistência à população. Foram contempladas capacitações nas áreas de segurança pública, saúde, cidadania e infância e juventude. Além disso, uma audiência pública foi realizada para debater o funcionamento do Centro Estadual de Reabilitação da cidade, que é acompanhado pela promotoria e tem apresentado baixos índices de produtividade.

Na área de cidadania, o MPRN promoveu ainda duas grandes ações sociais, uma voltada para a população em situação de rua e outra para crianças e adolescentes. A ação destinada à população em situação de rua foi a terceira realizada dentro do projeto e ofertou serviços de saúde e emissão de documentos. Já a ação destinada a crianças e adolescentes foi inédita dentro do projeto e atendeu mais de 250 pessoas para emissão de documentos, vacinação, orientação de saúde bucal e palestras sobre as forças armadas e a Justiça Eleitoral. O evento contou ainda com recreação, exposições e lanche.

A programação incluiu ainda visitas técnicas na área de segurança pública, à 17ª Delegacia da Polícia Civil da cidade, e de saúde, às Unidades Básicas de Saúde de Jardim Planalto e Suzete Cavalcante, em Nova Parnamirim. Na área de defesa da mulher vítima de violência doméstica e familiar, o projeto levou até a Escola Estadual Santos Dumont uma palestra promovida pelo Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Namvid).

MPRN