Neste domingo (30) acontece o segundo turno das eleições gerais no Brasil. No dia, serão escolhidos o próximo presidente da República e os governadores de 12 estados brasileiros.
O Rio Grande do Norte está entre as unidades da federação que não têm disputa estadual, já que a atual governadora Fátima Bezerra (PT) venceu o pleito no primeiro turno.
Os eleitores locais, assim, irão às zonas eleitorais escolherem exclusivamente o futuro presidente. A seguir você confere tudo o que precisa saber para não ter problemas na hora do voto.
Potiguares vão escolher o próximo presidente da República neste domingo (30) — Foto: Betto Lopes/TV Fronteira
No RN, apenas o presidente será escolhido neste domingo. Esse cargo é representado por um número com dois algarismos.
Para votar nas Eleições 2022 o eleitor só precisa ter em mãos documento original com foto, além de deixar o aparelho celular com o mesário antes de se dirigir à cabine de votação. O período para comparecer no seu colégio eleitoral será das 8h às 17h em todo o país, obedecendo ao horário de Brasília.
Abstenção
O Rio Grande do Norte tem um total de 2.554.727 eleitores aptos a participarem das eleições deste ano. No primeiro turno, em 2 de outubro, o estado registrou um percentual de pouco mais de 18% de abstenções.
No total, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), 463 mil eleitores que estavam aptos a participar do pleito optaram por não comparecer.
O número maior de abstenções potiguares, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi maior entre o eleitorado masculino: 19% não foram votar. Já 17% das mulheres com domicílio eleitoral no RN não compareceram à zona eleitoral.
Local de votação
A consulta ao local de votação pode ser feita por meio do nome do eleitor ou do número do título eleitoral. Se tiver dúvidas é importante consultar o local da votação. O eleitor que tem e-Título também pode fazer a consulta por meio do aplicativo.
Documentação necessária
Não há obrigatoriedade de se levar o título de eleitor, mas é obrigatório apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade (RG), carteira de trabalho, passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O e-Título pode ser baixado até sábado (29) para ser utilizado neste domingo (30), dia do segundo turno — Foto: Jornal Nacional
Como baixar e usar o e-Título
Assim como ocorreu no primeiro turno das eleições, neste próximo domingo os eleitores poderão apresentar uma versão virtual do título eleitoral – em vez do documento físico. A ferramenta está disponível no aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
É preciso que o eleitor já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título online, que pode ser acessado a qualquer momento. É preciso ficar atento, pois o aplicativo só ficará disponível para ser baixado nos celulares até este sábado (29).
No momento da votação, para usar a tecnologia, basta o portador do e-Título apresenta-lo ao mesário e em seguida deixar o celular na mesa do fiscal.
Quem não votou no 1º turno pode votar no 2º
Aqueles que não votaram no primeiro turno das Eleições 2022 podem e devem votar no segundo turno, neste dia 30 de outubro, caso esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.
Isso porque, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento à primeira etapa de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno. No primeiro turno, 463 mil deixaram de votar no RN.
LEIA TAMBÉM
- Posso votar de bermuda e chinelo? Veja o que diz o TSE
- TSE libera consulta aos locais de votação para o voto em trânsito
Armas e munições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, proibir o transporte de armas e munições por colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) na véspera, no dia das eleições e nas 24 horas do dia seguinte ao pleito.
Segundo a proposta, fica proibido no período o transporte de armas e munições em todo território nacional por parte dos CACs, sob pena de prisão em flagrante, por porte ilegal de arma, em caso de descumprimento.
Transporte público gratuito
Para o segundo turno das eleições no Rio Grande do Norte, o governo estadual decretou a gratuidade nas passagens de ônibus para linhas intermunicipais que cortam o estado. A medida foi publicada em decreto estadual na última semana, e visa assegurar o deslocamento dos eleitores potiguares aos seus locais de votação no segundo turno das Eleições 2022.
Transporte público em Natal será gratuito neste domingo de segundo turno de eleições — Foto: STTU/Divulgação
A decisão ocorreu após o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizar que prefeituras e empresas concessionárias possam oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia 30 de outubro.
LEIA TAMBÉM
- Veja quem tem direito às passagens intermunicipais gratuitas
- Mossoró anuncia gratuidade no transporte público no segundo turno de eleições
Nesta quinta-feira (27), por meio do Diário Oficial do Município, a Prefeitura de Natal também decretou a gratuidade no sistema de transporte urbano a ser adotada neste domingo. Na publicação, o Executivo garante que o orçamento municipal suprirá os custos da operacionalização.
A gratuidade em Natal foi firmada por meio de um acordo extrajudicial entre o Município, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Natal (Seturn) e a Defensoria Pública do Estado.
Fonte: G1 Rn