O tradicional Desfile da Independência, comemorado no feriado do 07 de setembro, reuniu centenas de natalenses e amantes da cultura do desfile na manhã deste sábado (07) em Petrópolis, na zona Leste de Natal. O cortejo foi acompanhado por lideranças políticas da capital e do Estado.
Neste ano, participam cerca de 4.700 pessoas no desfile da capital potiguar, entre representantes de escolas municipais, estaduais e cursos, grupamentos cívicos e grupamentos militares. Entre as Forças Armadas, participarão o Grupo Associação Bravos Infantes e o Grupo Associação Eternos Engenheiros, além de grupamentos da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, além de forças de segurança, como Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, entre outros grupos.
O desfile começou por volta das 9h45 e reuniu vários natalenses nas imediações da Praça Pedro Velho. A escola que abriu o evento foi a Escola Municipal Maria Alexandrina, uma das unidades Cívico-Militares de Natal; Escola Municipal João XXIII, a mais antiga da capital, e a Escola Municipal Ferreira Itajubá, fundada em 1996. Da rede estadual participaram a tradicional Winston Churchill e a Aldo Fernandes de Melo, fundada em 1976, que abriu o desfile.
Entre as lideranças políticas presentes estavam o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), secretários de município e Estado. Em agenda em São Paulo, a governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT) não participa do desfile.
Em 2024, o desfile em Natal foi coordenado pela Aeronáutica do Brasil. Há um revezamento ano a ano entre as Forças Armadas para promoção do desfile. No No ano passado, por exemplo, o Exército Brasileiro coordenou o evento na capital.
“A data do 07 de setembro não é uma data militar, é uma data Civico-Militar. Então é muito importante para a população brasileira poder cultuar a sua história e o 07 de setembro faz parte da história do Brasil. O povo potiguar sempre nos prestigia todos os anos nessa festa que é do povo”, declarou o Brigadeiro do Ar, Ricardo Guerra Rezende, comandante da Base Aérea de Natal e coordenador do Desfile.
Tribuna do Norte