Conselho de Política Energética aprova expandir a livre concorrência no abastecimento de combustíveis

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta terça (4) uma resolução para fomentar a livre concorrência na atividade de abastecimento de combustível no Brasil. Objetivo é estimular entrada de novos agentes econômicos, consequentemente atrair investimento e geração de emprego.

A expectativa era de que fosse autorizada a venda direta de etanol por produtores aos postos de combustíveis. No entanto, o conselho afirma que para que isso aconteça é necessária a aprovação de lei.

O governo busca com a autorização o aumento da concorrência na área de combustíveis, levando a redução dos preços praticados nas bombas. A venda direta de combustível pelos produtores aos postos de combustível já foi defendido anteriormente pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

NotíciasRelacionadas
Governo pode aprovar hoje venda direta de etanol aos postos de combustível
Avião que caiu e matou ex-presidente da Vale não tinha autorização para voo privado

O CNPE deu o prazo de 180 dias para que os órgão envolvidos tomem providências sobre os seguintes tópicos:

– Avaliação da implementação da monofasia tributária para a livre concorrência pelo Ministério da Economia;
– Realização de estudos sobre modelos de negócios e arranjos societários entre agentes regulados para subsidiar a formulação de medidas voltadas para a ampliação da competividade do setor pelo Ministério de Minas e Energia;
– Articulação com órgãos compententes pelo combate à sonegação e adulteração de combustíveis;
– Conclusão dos processos de tomada pública de contribuição (TPC) sobre as atividades de distribuição e de revenda de combustíveis pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *