Com vendas aquecidas, comércio tem boas perspectivas para 2024

O comércio da capital potiguar segue aquecido após o Natal e deve se manter com boas perspectivas no início de 2024. As vendas de fim ano, principalmente de roupas, itens de praia e bebidas, movimentam o setor às vésperas da virada de ano. Diversos segmentos do comércio local relatam aumento nas vendas em comparação com o ano passado, conforme apurou a reportagem da TRIBUNA DO NORTE em lojas de departamento e supermercados.

Em uma loja de roupas do Alecrim, centro comercial da capital, a procura superou as expectativas, diz a vendedora Aline Bezerra. “Sinceramente a gente até esperava que a procura caísse um pouco depois do Natal, mas aconteceu o contrário. Está vindo muita gente comprar roupa para passar a virada, depois o veraneio, então nós nos surpreendemos positivamente com essa grande procura, tanto de homens quanto de mulheres. É bom porque a economia se mantém aquecida”, diz.

O técnico de laboratório Francisco Marques aproveitou o momento para ir às compras. Buscando comprar um par de tênis, ele acabou levando dois para casa por causa dos descontos. “Às vezes a gente compra pela oportunidade e às vezes pele necessidade. Eu tava precisando de um tênis para caminhar e com os descontos consegui comprar outro para trabalhar. Eu tinha saído no Natal e agora aproveitei para sair no Ano Novo também. A gente trabalha tanto o ano todinho que também é bom a gente nos dar um presente”, comenta.

As lojas de moda praia também tem sido bastante buscadas neste fim de ano, diz a comerciante Amanda Fonseca. “Desde novembro que as pessoas já vem pesquisando, se preparando para o período de férias, recesso, veraneio, então tem sido um período muito bom. Como aqui é uma região muito turística, o movimento tem sido bom no geral, mas nesse fim de ano aumento e em comparação com o ano passado está bem melhor. Muitas mulheres comprando biquínis e maiôs para o verão”, diz.

O movimento também é considerado alto nos supermercados, com compras de última hora, principalmente de aves, carnes e bebidas, diz o subgerente do Super Show Supermercado, Geferson Tiago. “As pessoas continuam vindo mesmo após o Natal, o fluxo é intenso porque agora as pessoas se programam para o réveillon nas praias, o veraneio, então essa parte das bebidas tem sido bem buscado, das aves e carnes também. As promoções ajudam e a gente tem a expectativa de manter esse movimento depois do verão também”, destaca.

Com o movimento intensificado neste fim de ano, o comércio vai funcionar em horário diferenciado. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) divulgou o funcionamento do comércio nos dias que se aproximam do final do ano de 2023. No dia 1º de janeiro de 2024, o comércio de rua e supermercados não funcionam. Já nos shoppings, apenas abertura facultativa na praça de alimentação e cinema conforme programação. Lojas estarão fechadas.

Nos supermercados, consumidores procuraram por bebidas – Foto: Magnus Nascimento

Dicas para evitar golpes no e-commerce

A ampliação do e-commerce e as milhares de possibilidades de compras online têm gerado uma série de golpes e situações constrangedoras para usuários e clientes. No fim do ano, com a intensificação das aquisições pela internet, especialistas em mercado digital e advogados é necessário redobrar a atenção para não ter prejuízos e receber presentes e encomendas da melhor maneira possível.

Entre as principais dicas dadas por especialistas estão a verificação dos sites, quantidades e qualidades de avaliações e evidentemente, ofertas excepcionais e atrativas. Para Rodrigo Jorge, profissional especialista em tecnologia da informação e segurança cibernética com mais de 25 anos de experiência, Rodrigo Jorge, é comum que os usuários aproveitem a passagem do período do Natal para buscar promoções e descontos na internet, visando o ano novo. É justamente nessas liquidações, segundo o especialista, que é preciso estar atento.

“É tomar muito cuidado porque os criminosos costumam pagar anúncios legítimos para aparecer nas redes sociais ou buscadores, como Google, Bing, entre outros. Se o usuário encontrar uma oferta, é importante ir no site daquela loja, marca e fábrica, e verificar se ela está lá. Em caso de dúvidas, é pegar o telefone do SAC, televendas, e confirmar se aquele site está correto, se o produto e promoções são aquelas, antes de fechar negócio”, aponta.

O especialista aponta ainda que tem sido comum nas redes sociais golpistas e “atores maliciosos” com perfis falsos, idênticos ao da marca principal, fornecendo promoções. “As pessoas acabam entrando, interagindo pelo WhatsApp, pedindo dados. No final das contas isso é um golpe. Sempre antes de comprar ou negociar através de um perfil numa rede social como Instagram ou Tik Tok, é buscar um perfil verificado ou que tenha o nome correto da marca. Os perfis falsos usam nomes parecidos, com um traço ou caractere a mais”, acrescenta.

Para o presidente da Comissão de Relações de Consumo da OAB-RN, Pedro Petta, é preciso que os usuários verifiquem se as plataformas são confiáveis e bem avaliadas por clientes anteriores. “Existem plataformas na internet que possibilitam a qualificação daquele fornecedor, como Reclame Aqui, Consumidor.Gov. O consumidor, antes de adquirir o produto, precisa fazer uma pesquisa para entender a reputação daquele fornecedor: se ele entrega o que de fato anuncia, as garantias, prazos de entrega, etc”, aponta.

Ainda segundo o advogado Pedro Petta, as qualificações e quantidades de avaliações de determinados vendedores também são pontos a serem avaliados na hora de uma compra na internet.

“Quanto mais avaliações tiver, mais confiável vai ser. Agora o consumidor precisa estar atento no sentido de que, se ele quiser comprar num market place específico, ao invés de clicar num link, é melhor ou baixar o aplicativo ou preferir digitar o endereço daquele market place no navegador. A partir do momento em que se clica num link, pode direcionar o consumidor a um site não oficial com características parecidas”, acrescenta.

Ainda segundo o advogado, o cliente também está resguardado pelas legislações vigentes acerca de eventuais produtos com defeitos, prazos de entrega e em necessidades de devoluções. É importante, segundo o jurista, guardar provas e comprovantes de anúncios e pagamentos.

“Se aquela mercadoria não chegar a tempo ou até mesmo não chegar, ele precisa estar municiado de provas, demonstrar que fez o pagamento, seja através de transferências ou prints de telas, e caso não tenha uma solução com o fornecedor, precisa-se procurar o Procon RN ou Procon Natal, delegacia de Consumidor e a OAB para tentar intermediarmos uma solução. E independente do defeito, aquele cliente que adquiriu um produto fora do estabelecimento comercial, ou seja, em lojas virtuais ou motoboys, em que ele não teve a chance de experimentar, além da garantia do defeito o cliente pode exercer o direito do arrependimento, que é até de 07 dias ”, finaliza.

Confira os horários
Cidade Alta
31/12 – Maioria das lojas fechada;

01/01/ – Fechado.

Alecrim
31/12 – Facultativo das 8h às 14h;
01/01/ – Fechado.

Praia Shopping
31/12 – Praça de alimentação das 11h às 18h, e lojas e quiosques, das 10h às 18h;

01/01 – Praça de alimentação facultativo das 11h às 21h, e lojas e quiosques estarão fechados.

Shopping Cidade Jardim
30/12 – 09 às 19h.

31/12 – das 9 às 18h
01/01 – Fechado
01/01 – Abertura facultativa para lojas/quiosques de alimentação.

Partage Norte Shopping
31/12 – Lojas, quiosques, praça de alimentação e lazer das 10h às 19h. Cinema fechado;

01/01 – Alimentação e lazer facultativo de 11h às 22h, lojas e quiosques estarão fechados, e cinema abre conforme programação.

Shopping Cidade Verde
31/12 – Lojas diversas das 09h às 19h, alimentação e lazer das 12h às 20h, e clínicas fechadas;

01/01 – Fechado.

Natal Shopping
31/12 – Alimentação, lojas e quiosques das 10h às 18h, e alpendre de 17h às 19h;

01/01 – Lojas e quiosques estarão fechados, alimentação facultativo de 11h às 22h, e cinema conforme programação.

Via Direta
31/12 – Lojas, box, quiosques e alimentação das 10h às 17h, sendo facultativo até às 18h;

01/01 – Fechado.

Midway Mall
31/12 – 10h às 18h;

01/01 – Apenas cinema, conforme programação.

Shopping 10
31/12 – Fechado;

01/01 – Fechado.

Supermercados
31/12 – 07h às 19h;

01/01 – Fechados

www.tribunadonorte.com.br