Carrefour retira termo “black friday” de site depois da morte de João Alberto

O site oficial do Carrefour deixou de usar o termo “Black Friday” (6ª feira negra) para fazer alusão às ofertas desta 6ª feira (27.nov.2020). Em vez disso, a página principal traz o termo “Ofertou” para indicar que há ofertas especiais nesta data.

A mudança foi realizada após a morte de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, em uma loja da rede, em Porto Alegre. Beto, como era conhecido pelos amigos, foi morto após ser espancado por 2 seguranças terceirizados da empresa. O caso motivou protestos antirracistas em todo o Brasil, já que a vítima era 1 homem negro.

A Black Friday é uma data usada pelo comércio no Brasil para alavancar as vendas de fim de ano. Na última 6ª feira de novembro, as empresas reduzem os preços de alguns produtos, para chamar clientes. O uso desta data teve início nos Estados Unidos e foi escolhida por ser logo depois do Dia de Ação de Graças, feriado em que é comum a troca de presentes.

No Brasil, a maioria das grandes redes de varejo utiliza o termo “Black Friday”. Uma das raras exceções é a Lojas Americanas, que chama o dia de “Red Friday” (6ª feira vermelha), em alusão à cor oficial da empresa.

Em 2019, o Carrefour utilizou o termo “Black Friday” também. Neste ano, a empresa chegou a fazer posts no blog oficial, no mês de agosto, com dicas para os consumidores que quisessem aproveitar para fazer compras nesta data. A página foi excluída, mas ainda está listada no Google, como mostra a imagem abaixo.

Página do Carrefour que tratava sobre a Black Friday de 2020 ainda pode ser vista no GoogleReprodução

Poder360 entrou em contato com o Carrefour, para que a rede explicasse o motivo de ter feito a alteração neste ano. No entanto, a empresa não havia se manifestado, até a última atualização deste texto.

APOIO À FAMÍLIA DE BETO

Em nota enviada à imprensa, o Carrefour informou que está em contato com a família de João Alberto. A empresa diz que pretende fornecer auxílio financeiro e psicológico aos parentes da vítima.

Ainda de acordo com o Carrefour, a rede passará a contar com seguranças internos, sem empresas terceirizadas, nas lojas de Porto Alegre, a começar pelo supermercado do bairro Passo d’Areia, onde Beto foi morto. “O Carrefour sabe que nada trará a vida do senhor João Alberto de volta, mas espera poder ajudar a família neste momento de dor irreparável”, diz a empresa.

LEIA ABAIXO A ÍNTEGRA DA NOTA DO CARREFOUR

Carrefour segue em contato com a família de João Alberto Silveira Freitas, se compromete com novas ações para mudar segurança das lojas de Porto Alegre e anuncia canal de escuta

O Carrefour informa que segue em contato com a família do senhor João Alberto Silveira Freitas, vítima no dia 19 de novembro no supermercado de Passos D’Areia, bairro de Porto Alegre. Desde o primeiro momento, a empresa entrou em contato com o senhor João Batista, pai de João Alberto, para oferecer apoio à família neste momento de dor irreparável. Em 21 de novembro, o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Noël Prioux, ligou diretamente para o senhor João Batista para reforçar que a empresa não mediria esforços na ajuda à família. Na quarta-feira, dia 25, o Carrefour conversou com a esposa do senhor João Alberto, senhora Milena Borges, que direcionou o contato para o seu advogado.

Enquanto as tratativas com os advogados da família seguem avançando, o Carrefour oferecerá dois apoios imediatos para avaliação da família:

1 – Uma ajuda emergencial à família do senhor João Alberto como uma forma de garantir amparo neste momento.

2 – Uma assistente social para dar apoio psicológico à viúva – senhora Milena Borges -, à filha mais velha – Thaís – e à ex-mulher do senhor João Alberto, com a qual teve três filhos.

Outro ponto importante é que, como ponto inicial da transformação radical de seu modelo de segurança, a empresa está em processo de contratação de pessoas para internalizar a segurança da loja Passos D’Areia em até uma semana, na próxima sexta-feira, 4 de dezembro. As outras duas unidades da rede na cidade de Porto Alegre já estão sendo preparadas para que também recebam este processo.

O Carrefour entende que somente ouvindo e aprendendo com as pessoas e organizações comprometidas com o combate ao racismo pode efetivamente contribuir para a mudança do racismo estrutural na sociedade. Por isso, foi criado o Comitê Externo de Livre Expressão sobre a Diversidade e Inclusão. Em breve, será aberto um canal para, via Comitê, ampliar ações e o diálogo com outras organizações no país, que irão contribuir para que o ocorrido em Porto Alegre não mais aconteça.

O Carrefour sabe que nada trará a vida do senhor João Alberto de volta, mas espera poder ajudar a família neste momento de dor irreparável. E continua avançando para implementar as medidas que ajudarão a contribuir para o combate à discriminação racial no Brasil.

Poder 360.