
A campanha de vacinação contra influenza começou hoje em Parnamirim, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. O objetivo é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários, que incluem gestantes, crianças menores de 6 anos e idosos com 60 anos ou mais. É importante destacar que a vacinação não está liberada para toda a população. Confira os grupos prioritários:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Povos indígenas;
- Quilombolas;
- Pessoas em situação de rua;
- Trabalhadores da saúde;
- Professores do ensino básico e superior;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
- Trabalhadores portuários;
- Trabalhadores dos Correios;
- População privada de liberdade; e
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão mobilizadas para realizar a vacinação. As salas de vacina funcionam das 8h às 12h e das 13h s 16h. Além disso, a vacinação também será realizada nas instituições de longa permanência e em centros de convivência de idosos. As escolas também serão atendidas, com a vacinação de influenza acontecendo de forma concomitante à vacinação escolar.
No Dia D, que será realizado em 10 de maio, a Prefeitura planeja realizar uma ação especial de vacinação com ações em todas as UBS da cidade e a possibilidade de Drive-Thru no Parque Aristófanes Fernandes e mobilização das equipes de trânsito para garantir a eficácia da campanha.
A Prefeitura de Parnamirim está trabalhando para garantir que a campanha de vacinação seja um sucesso e que a população possa se proteger contra a influenza. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no site da Prefeitura (www.parnamirim.rn.gov.br) ou no perfil do Instagram @prefeitura_parnamirim.