Nesta quarta-feira (30), a Câmara Municipal de Natal realizou sessão solene em alusão ao Dia do Corretor de Imóveis. A proposição foi do vice-presidente da casa, vereador Hermes Câmara (PTB). Segundo ele, a motivação da propositura foi homenagear a categoria que regula o comércio e dá segurança às transações imobiliárias.
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI 17ª Região/RN, Roberto Carlos Correia Peres, foi a primeira vez que o Legislativo Municipal prestou homenagem à categoria. “É um momento propício, para chamar a atenção para a importância de um corretor habilitado e credenciado, para evitar os golpes e fraudes que vemos acontecer em grande número”, ressaltou o propositor.
Os corretores de imóveis lutaram por muitos anos para que a profissão fosse regulamentada no Brasil. A primeira regulamentação data de 27 de agosto de 1962, com a Lei nº 4.116, oficializando a profissão e criando o Conselho Federal e os conselhos regionais de Corretores de Imóveis (CRECI’s). O Dia do Corretor de Imóveis, 27 de agosto, foi escolhido em memória dessa conquista. Porém, a lei de 1962 foi revogada e substituída pelo Decreto nº 6.530, de 4 de agosto de 2008.
O CRECI/RN foi fundado em 1979 e tem cerca de quatro mil corretores associados ativos. O Conselho atua, principalmente, na fiscalização do exercício da profissão. Com 35 anos de carreira, o presidente do CRECI/RN, Roberto Carlos Correia Peres ressaltou que o reconhecimento da Câmara Municipal de Natal é muito importante para mostrar à sociedade o valor da categoria.
Desembaraçar o trâmite documental e conscientizar as pessoas do risco de fazer negócio com a intermediação de corretores “piratas”, essas são as maiores dificuldades apontadas pela corretora de imóveis Ana Karla de Souza do Espirito Santo no exercício da profissão. Ela foi uma dos 21 profissionais homenageados durante a sessão solene.
O deputado estadual Taveira Júnior representou a Assembleia Legislativa, e a Secretária Adjunta de Habitação, Regularização, Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Ana Clara Medeiros dos Santos, representou a Prefeitura de Natal.
Câmara Municipal de Natal
Texto: Ilana Albuquerque