
Pelo menos mais duas propostas em tramitação na Câmara dos Deputados podem mudar as normas das eleições já para o próximo ano, caso sejam aprovadas até outubro pelas duas Casas do Poder Legislativo.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem feito esforços para colocá-las em votação o mais rapidamente possível. O objetivo é definir logo as regras do jogo para 2022.
Além da PEC do Voto Impresso, rejeitada na Câmara dos Deputados na noite dessa terça-feira (10/8), há ainda a proposta que acaba com a proporcionalidade para a eleição de deputados e estabelece o chamado “distritão”. Matéria relatada pela deputada Renata Abreu (Podemos-SP).
Outra proposta é a de revisão do Código Eleitoral, por meio de projeto de lei complementar (PLC) que altera regras para divulgação de pesquisas eleitorais, encurta prazo para análises de contas dos políticos e partidos pela Justiça Eleitoral e muda a distribuição do Fundo Partidário. Nesse caso, a relatoria é da deputada Margarete Correia (PP-PI), aliada do presidente Lira.
Fonte: Metrópoles