Câmara de Parnamirim dará título de cidadão in memoriam a São João Lostau Navarro

A Câmara Municipal de Parnamirim irá conceder o título de cidadão in memoriam a São João Lostau Navarro. O projeto faz parte de uma estratégia do município para colocar a Cidade Trampolim da Vitória na rota dos Santos Mártires.

Um breve histórico da passagem do São João Lostau Navarro nas terras do Rio Pequeno dão conta que o religioso era o legítimo dono de toda essa área entre os municípios de Parnamirim e Nísia Floresta.

Por esse motivo, a cidade vem reivindicando essa correção histórica, visando o reconhecimento da importância do município de Parnamirim nesse movimento católico.

O padre Murílo e o secretário Daniel Américo já estão tratando do projeto e a Câmara Municipal foi chamada para materializar esse sonho dos católicos da cidade.

História dos mártires:

Segundo o relato da Igreja Católica, invasores holandeses calvinistas assassinaram 69 pessoas que assistiam a uma missa celebrada pelo padre André de Soveral na cidade de Cunhaú (atual Canguaretama), em 15 de julho de 1645. Algumas vítimas tiveram as línguas arrancadas para que não fizessem mais suas orações católicas.

O Brasil, como um dos países com maior número de católicos teve os seu mártires.

Os 30 brasileiros canonizados são: André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira, Antônio Vilela Cid, Antonio Vilela e sua filha (identificada apenas como uma criança do sexo feminino), Estêvão Machado de Miranda e duas filhas (também não identificadas), Manoel Rodrigues de Moura e sua esposa (não identificada), João Lostau Navarro, José do Porto, Francisco de Bastos, Diogo Pereira, Vicente de Souza Pereira, Francisco Mendes Pereira, João da Silveira, Simão Correia, João Martins e seus sete companheiros (identificados apenas como um grupo de jovens que se recusaram a lutar pela Holanda contra Portugal), a filha de Francisco Dias – que não está entre as vítimas, mas é provável que ele tenha morrido junto à pequena -, Antônio Baracho e Domingos de Carvalho.