
Em meio a intensos debates e discursos inflamados, os vereadores da Câmara Municipal de Natal aprovaram nesta quinta-feira (10) a concessão do título de Cidadão Natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A honraria foi proposta pelo vereador Subtenente Eliabe Marques (PL) e aprovada em regime de urgência com 20 votos favoráveis e quatro contrários, todos de parlamentares da oposição.
A decisão foi tomada durante uma sessão plenária que refletiu o clima polarizado da política nacional. O parecer do projeto já havia recebido sinal verde na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
Durante a discussão, o autor da proposta classificou a aprovação como um momento de “glória” e aproveitou para criticar o fato de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também ter recebido a mesma homenagem no passado. “O ex-presidiário e descondenado Lula já recebeu o título de cidadania aqui. Isso é que é desonroso. Já falei aqui: ele foi condenado em todas as instâncias”, afirmou Eliabe no plenário.
O pedido de vistas foi rejeitado por 19 votos a 3, o que acelerou a votação e garantiu a aprovação do título ainda nesta quinta. A expectativa agora é que a entrega oficial da homenagem a Bolsonaro ocorra durante sua visita a Natal, prevista para a noite do mesmo dia. O ex-presidente deve chegar à capital potiguar por volta das 22h e cumprir agenda no estado nos dias seguintes.
“Muito nos honra, tivemos o apoio aqui de 20 vereadores e entendemos sim que é um título justo e merecido por tudo que Bolsonaro representa pra cidade do Natal, foi um dos presidentes que mais destinou recursos aqui pra nossa cidade e, na história da Presidente da República, foi o presidente que mais esteve aqui em Natal. Então a gente entende sim que é justo e merecido e vamos fazer essa entrega, porque não é todo dia que Bolsonaro está aqui em Natal, inclusive a gente justifica o período de urgência em razão disso e aí nós vamos fazer a entrega desse título, dando tudo certo, por ocasião do lançamento do Rota 22 que vai acontecer amanhã dia 11 e dia 12 aqui nas regiões do Alto Oeste”, destacou o vereador Subtenente Eliabe Marques.
Confira os vereadores que votaram a favor da concessão do título:
- Aldo Clemente
- Anne Lagartixa
- Camila Araújo
- Chagas Catarino
- Cleyton da Policlínica
- Daniel Rendall
- Daniel Santiago
- Matheus Faustino
- Fúlvio Saulo
- Irapoã Nóbrega
- João Batista Torres
- Kleber Fernandes
- Leo Souza
- Luciano Nascimento
- Preto Aquino
- Robson Carvalho
- Subtenente Eliabe
- Tércio Tinoco
- Tony Henrique
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) visita o Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (10) para cumprir uma extensa agenda de compromissos políticos no estado. A visita faz parte do movimento “Rota 22 PL RN”, organizado por aliados do Partido Liberal.
Confira a agenda
Bolsonaro chega a Natal na noite desta quinta-feira (10), por volta das 22h45, em voo da companhia Gol, e pernoita na capital potiguar.
Na manhã de sexta-feira (11), a partir das 7h, ele deixa o hotel e segue em comboio com apoiadores, com concentração marcada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, no CCAB Sul. De lá, o grupo parte em direção ao interior do estado.
No roteiro, estão previstas paradas em:
- Tangará – com possível visita a um tradicional ponto de venda de pastéis;
- Acari – visita à Cidade da Moda;
- Jucurutu – visita à Barragem de Oiticica, uma das principais obras hídricas do estado.
Já no final da tarde, às 18h, Bolsonaro participa do Seminário Rota 22 PL RN, que será realizado na sede da AABB de Pau dos Ferros.
Após o evento, ele segue para Tenente Ananias, onde participa de um jantar na casa do deputado estadual Dr. Kerginaldo (PL).
A agenda continua na manhã de sábado (12), com visita ao município de Major Sales, onde Bolsonaro deve conhecer o Túnel Major Sales, parte do Ramal do Apodi, obra integrante do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Ponta Negra News