Desde que assumiu a Presidência da República, em janeiro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro recebeu 23 executivos ou donos de empresas de comunicação em 32 encontros e reuniões no Planalto e no Alvorada. A Record foi a mais representada: 12 vezes, em 6 ocasiões.
Em 2020 houve uma redução drástica das reuniões com os executivos de mídia. Dos 32 encontros, somente 2 foram no ano passado. Os dados são de levantamento produzido pelo Poder360 com base na agenda do presidente –que às vezes não inclui todas as suas reuniões.
Um dos encontros realizados em 2020 foi em 2 de junho, quando Bolsonaro se com Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes. A reunião foi realizada dias depois da divulgação da reunião ministerial na qual a Band foi citada. O encontro não foi registrado na agenda. É possível que outras reuniões tenham ocorrido e que tenham ficado em sigilo.
Já o outro 2º encontro do presidente com 1 executivo de mídia foi com Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV, em 5 de agosto, no Planalto.
O dono do site Terça Livre, Allan dos Santos, foi o executivo de mídia mais recebido por Bolsonaro, em 4 ocasiões. Em 1 dos encontros com Bolsonaro, Allan dos Santos esteve com sua família:
O site Terça Livre é conhecido por fazer publicações favoráveis ao governo. Em 1º fevereiro de 2020, a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) da Presidência da República negou que o jornalista receba dinheiro para defender Bolsonaro em suas plataformas digitais. Em 27 de maio, Allan foi 1 dos alvos de mandados de busca e apreensão da Polícia Federal no inquérito do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre fake news e ataques contra os ministros do Supremo.
Além de Saad e Allan dos Santos, os executivos que estiveram com Bolsonaro duas vezes ou mais foram:
- José Roberto Maciel. presidente do SBT: 3
- Luiz Cláudio Costa, presidente da Rede Record: 3 vezes.
- Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV: 3 vezes;
- Marcos Vinícius, CEO da Rede Record: 3 vezes;
- Silvio Santos, dono do SBT: 3;
- Amilcare Dallevo Jr., presidente da RedeTV: 2;
- Douglas Tavolaro, CEO da CNN Brasil: 2;
- Edir Macedo, dono da Record: 2;
- Marcio Novaes, presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão: 2.
Leia aqui quem se reuniu com Bolsonaro e quando.
ENCONTROS INFORMAIS COM A MÍDIA
Bolsonaro também teve encontros informais com representantes de mídia. Eis abaixo:
- 4.jul.2019 – recebeu 12 integrantes do grupo “YouTubers de Direita” –assim também foram chamados em agenda oficial. O encontro foi realizado por intermédio da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS).
- 10.out.2019 – visitou a sede do jornal O Estado de S. Paulo, na capital paulista. No encontro, Bolsonaro falou em “casamento com o jornal” e recebeu de presente, emolduradas, as palavras cruzadas feitas por ele e publicadas no jornal de 1971 a 1976.
- 3.fev.2020 – recebeu 1 microfone em sua homenagem da Band. O presidente Jair Bolsonaro diz ser ouvinte da Rádio Bandeirantes desde a década de 1960.
- 22.jun.2020 – participou do lançamento do canal AgroMais, da TV Band.
Segundo a CNN, a conversa foi pautada por temas políticos, econômicos e sociais, além de abordar os planos do Executivo para 2020 e 2021. Dentre os membros da emissora presentes no encontro, estavam o CEO e sócio-fundador, Douglas Tavolaro, e o diretor de Jornalismo, Américo Martins.
- 15.dez.2020 – visitou o apresentador e dono do SBT, Silvio Santos. No encontro, na casa de Sílvio em São Paulo, foi realizada ainda para a entrega de um selo alusivo aos 90 anos do comunicador, completados em 12 de dezembro.
O fundador do SBT está isolado em sua residência como precaução em relação à pandemia da covid-19. Silvio está no grupo de maior risco da doença por conta de sua idade avançada. Mesmo assim, tanto ele quanto Bolsonaro não utilizavam máscaras. O mandatário já contraiu o coronavírus, mas já há caso comprovado de reinfecção no país.
REUNIÕES COM JORNALISTAS
Desde janeiro de 2019, Bolsonaro também recebeu 7 jornalistas individualmente no Planalto, em 14 ocasiões, não necessariamente para dar entrevista. Alexandre Garcia (ex-Globo e hoje youtuber solo) foi quem mais reuniu-se com o presidente: 6 vezes. Em seguida estão Heraldo Pereira (2) e Ratinho (2).
Em 2020, Bolsonaro se afastou e houve uma redução nos encontros com a mídia. Só recebeu Garcia –que participou da reunião de escolha de Regina Duarte para a Cultura– e Orlando Brito (Os Divergentes), fotógrafo agredido em ato pró-governo.
CÁFÉS COM JORNALISTAS
Em 2019, Bolsonaro ofereceu 7 cafés da manhã para integrantes da mídia no Palácio do Planalto. Recebeu 114 repórteres, colunistas, editores e apresentadores. É 1 recorde em relação a todos os presidentes da República anteriores.
Nos encontros, os jornalistas não puderam gravar o áudio nem fazer imagens, mas foram liberados a fazer anotações sobre o que foi dito. O Planalto grava tudo, em áudio e vídeo. As imagens são divulgadas depois.
Eis a data de cada 1 dos eventos:
- 28.fev: 11 jornalistas;
- 13.mar: 12 jornalistas;
- 5.abr: 15 jornalistas;
- 25.abr: 16 jornalistas;
- 23.mai: 17 jornalistas;
- 14.jun: 29 jornalistas.
- 19.jul: 14 jornalistas
Com o aumento no conflito com a mídia, o presidente não promoveu encontros em grupo com os jornalistas em 2020.
O Poder360 preparou 1 infográfico com os principais dados sobre os cafés já realizados. Diferentemente do que acontece com as entrevistas exclusivas, o Grupo Globo até então foi o que mais teve profissionais convidados pelo presidente. Foram 20 profissionais de diferentes veículos do grupo:
Além do café da manhã com jornalistas, em 22 de agosto de 2019, o presidente reuniu-se com 50 pessoas ligadas a associações e a veículos de mídia da região Sul no Palácio do Planalto. O encontro foi organizado pela Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão).
Em 2020, o presidente também realizou uma audiência em 7 de outubro com representantes de mídia do Grupo RIC, da Rede Pampa de Comunicação, do Grupo Massa, do Grupo ND de Comunicação e sindicatos e associações do Rio Grande do Sul. O ministro das Comunicação, Fábio Farias, estava presente.
Eis quem participou:
- Marcello Corrêa Petrelli, presidente Executivo do Grupo RIC Santa Catarina;
- Alexandre Gadret, presidente da Rede Pampa de Comunicação;
- Ana Paula Schmidt Melo, presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina;
- Antônio Cioni, diretor de Comunicação do Grupo Massa;
- Christina Gadret, diretora-geral da Rede Pampa e Presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul;
- Eduardo Petrelli, diretor-operacional do Grupo RIC de Comunicação – PR;
- Gabriel Massa presidente do Grupo Massa;
- Leonardo Petrelli Neto, presidente Executivo do Grupo RIC de Comunicação – PR;
- Mario José Gonzaga, diretor de Marketing do Grupo ND de Comunicação – SC;
- Marise Westphal Hartke, ex-presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina e ex-presidente da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão;
- Ranieri Bertoli, ex-presidente da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão;
- Silvano Silva, presidente da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão.
Poder 360