O presidente Jair Bolsonaro direcionou elogios ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, nesta 5ª feira e prestou “solidariedade” ao ex-deputado. A declaração foi feita depois de o ministro da Economia, Paulo Guedes, dizer que a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) financia estudos para “ministro gastador” enfraquecê-lo. A crítica foi interpretada como uma indireta ao colega de Esplanada.
“Ninguém viu um ministro do Desenvolvimento Regional [melhor] que Rogério Marinho, um homem que vive pelo Brasil todo, mas especial no Nordeste. Onde mais necessitam de obra, ele está presente”, disse o presidente.
Bolsonaro agradeceu Marinho, que o acompanhava em viagem ao Maranhão. “Ao Rogério Marinho, a minha solidariedade e o meu muito obrigado pela confiança”, declarou. O ministro divulgou o endosso do chefe em suas redes sociais. Escreveu no Twitter:
“Obrigado Presidente @jairbolsonaro pelo reconhecimento ao nosso trabalho. Isso nos dá força para continuarmos firmes na missão que o senhor nos atribuiu. Estamos abraçando o Nordeste e o Brasil. Vamos garantir que o desenvolvimento chegue para todos.”
Marinho disse, no início do mês, ser preciso encontrar uma forma de viabilizar o novo programa social do governo, mesmo que para tal seja necessário flexibilizar o teto de gastos (regra que limita o crescimento das despesas da União). Em resposta, à época, Guedes chamou Marinho de “despreparado”, “desleal” e “fura teto”.
Já nesta 5ª feira, em audiência pública na Comissão Mista do Congresso Nacional para o acompanhamento de medidas contra a pandemia, Guedes disparou críticas à federação de bancos. “A Febraban financia estudos que não tem nada a ver com operações bancárias, financia ministro gastador para ver se fura teto e derruba o outro lado”, afirmou.
Em nota enviada ao Poder360, a Febraban afirmou que “sempre se posicionou pela necessidade de sustentabilidade fiscal como pressuposto da retomada econômica e pela defesa clara em favor da manutenção do teto de gastos”.
Bolsonaro também elogiou os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) na cerimônia em Imperatriz (MA).
No evento, Rogério Marinho, enalteceu o presidente. Disse que muitos tentam “esconder a paternidade” e “encobrir a autoria” de obras conduzidas. Criticou aqueles que reclamam de Bolsonaro por ter “investido, se preocupado e abraçado o Nordeste”.
“Nós viemos aqui para dizer que as obras que estão acontecendo em todo o Maranhão são do presidente Bolsonaro e do governo Federal, que têm usado recursos públicos a favor do povo”, disse.
Poder 360.