Duas casas foram interditadas pela Defesa Civil após uma cratera se abrir em uma rua no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal, na madrugada deste sábado (2). O buraco se formou na rua após as chuvas que caíram na noite e madrugada na capital potiguar.
A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil (Semdes) informou que a Defesa Civil foi acionada por volta das 2h por conta do problema, que ocorreu durante a noite. As casas foram interditadas por risco de desabamento.
Cratera se abriu em rua em Felipe Camarão e duas casas foram interditadas pela Defesa Civil — Foto: Divulgação
A cratera fica na Rua Mirassol e, segundo o órgão, há risco iminente no local. O trecho, por isso, precisou ser isolado, inclusive bloqueando o acesso à rua por outras vias.
Por conta do risco de acidentes e de desabamento, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) também sinalizou o trecho.
A Defesa Civil informou ainda que acionou a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semov) para realizar a recuperação da via. Na manhã deste sábado, uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) foi deslocada até o trecho para iniciar a obra.
Mais crateras
Uma outra cratera também se abriu na rua Santo Inácio Loyola, no bairro Igapó, na Zona Norte de Natal, na noite desta sexta após as chuvas.
O trecho é o mesmo onde, em 2019, a rede de drenagem se rompeu, também provocando a abertura de uma cratera.
Cratera se abriu no Igapó — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Um outro buraco de grande profundidade se abriu também na Avenida José Luís da Silva, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte da cidade. O trecho da vida foi interditado pela Defesa Civil.
“Não é a primeira vez que se abre. E sempre que se abre a gente já fica traumatizado com o que acontece. A gente tem um comércio em frente, dificulta os clientes se aproximarem, fornecedores. E sem falar que aqui é uma avenida de grande fluxo de carros”, contou o comerciante Gilberli Jerônimo.
Buraco em Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi
Já no bairro Planalto, na Zona Oeste da cidade, o trecho onde estava sendo realizado uma obra virou uma lagoa. O trecho fica entre as ruas Santa Adélia e São Bráulio.
Trecho em obra virou lagoa no bairro Planalto, Zona Oeste da cidade — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Chuvas
A chuva forte causou transtornos na noite de sexta-feira (1º) e na madrugada deste sábado (2) em Natal.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta que choveu até 82 milímetros na capital potiguar nesse período. O monitoramento pluviométrico feita pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN(Emparn), indica que 43,3 milímetros de acumulado.
Algumas avenidas e ruas ficaram alagadas e muitos trovões e relâmpagos foram vistos e ouvidos durante a noite e a madrugada.
De acordo com o Clima Tempo, Natal tem previsão de chuva rápida durante o dia e pancadas de chuva à noite.
Fonte: o G1 Rn