Alexandre Lopes foi demitido do cargo de presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A exoneração foi publicada na edição desta 6ª feira (26.fev.2021) do DOU (Diário Oficial da República). Eis a íntegra (87 KB).
Um substituto não foi nomeado.
Lopes estava no comando do órgão desde maio de 2019. Ele foi o 4º nome a ocupar o cargo desde janeiro de 2019, quando Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República.
Maria Inês Fini desempenhava a função no governo de Michel Temer (MDB), mas foi demitida em 14 de janeiro. Marcus Vinicius Rodrigues foi nomeado e ficou menos de 3 meses no cargo, saindo em 26 de março de 2019.
Foi substituído em 29 de abril por Elmer Vicenzi, que permaneceu no comando do Inep por 18 dias. Lopes foi anunciado como presidente do Inep em 17 de maio de 2019.
Antes de chefiar o Inep, Lopes era diretor legislativo na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República. É formado em Engenharia Química pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e em Direito pela UnB (Universidade de Brasília).
O Inep é um órgão vinculado ao Ministério da Educação. É responsável por diversos exames, como Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Também é encarregado por censos e indicadores sobre a educação, como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Poder 360.