A associação que já é Tricampeã do Torneio Regional – Nordeste, dessa vez traz para casa pela 1ª vez na HISTÓRIA do nosso estado, o título de CAMPEÃ por equipe no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, maior e mais importante competição do país na modalidade.
A AGINAT (Associação de Ginástica de Natal) é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 2014. Surgiu do desejo de cinco treinadoras popularizar a Ginástica Rítmica e proporcionar a prática da modalidade, independente de classe social, dando a oportunidade de inclusão de atletas da rede pública de ensino, no intuito de incentivar a prática esportiva e mudar a vida dessas crianças através do mesmo.
A associação desenvolve um trabalho totalmente gratuito, com cerca de 120 crianças entre 6 e 17 anos, em 2 polos (Mãe Luiza e RN Vida). Neles, captamos possíveis talentos para que sejam levados para o centro de treinamento de rendimento para que possam competir e ganhar destaque no cenário nacional e internacional.
Nos últimos anos, nossa equipe de alto rendimento vem ganhando destaque nacional e internacional. Já acumulamos diversos títulos importantes de campeão regional, brasileiro, sul americano, pan americano, entre outros. Além disso, em 2019 uma de nossas atletas integrou a seleção brasileira e participou do I MUNDIAL Juvenil de Ginástica Rítmica, realizado na Rússia.
No ano de 2022, tivemos dois grandes destaques. Júlia Bessa se consagrou Campeã Brasileira Absoluta Juvenil Nível II e Campeã Sul Americana no aparelho bola, categoria AC4, representando o Brasil. Além dela, Gabriela Cunha conquistou o bronze geral no Campeonato Brasileiro Juvenil Nível II, o bronze na categoria especial 13 anos e o bronze no aparelho bola. Como consequência desses resultados, a atleta foi convocada para realizar uma seletiva para integrar a seleção brasileira de conjunto juvenil e representar o nosso país no II Mundial Juvenil de Ginástica Rítmica.
Neste ano, pela primeira vez a AGINAT levou uma equipe completa composta por 04 atletas, Júlia Bessa, Gabriela Cunha, Isabella Anselmo e Júlia Diogenes, comandada pela treinadora Gilmara Lira, e já de cara a associação conquista o título de CAMPEÃ BRASILEIRA GERAL POR EQUIPE, consagrando um trabalho incansável, sério de muito esforço, dedicação e superação, confirmando que temos a MELHOR EQUIPE JUVENIL DO BRASIL.
Além disso, finalizamos a competição com nossas duas atletas da categoria Juvenil Nível I, Júlia Bessa e Gabriela Cunha, entre as 10 melhores atletas do páis. Júlia Bessa participou de todas as finais por aparelho no Juvenil Nível I, conquistando a medalha de prata no aparelho maças e a medalha de bronze no aparelho bola. Gabriela Cunha participou de duas finais, nos aparelhos maças e bola, e Isabella Anselmo finalizou a competição em 4º lugar geral do Nível II, se classificando para duas finais nos aparelhos bola e fita.