Processamento de viajantes e controle de segurança retornam para a capital gaúcha, mas pousos e decolagens seguem em Canoas.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre (RS), retomou nesta 2ª feira (15.jul.2024) o processamento de viajantes e o controle de segurança no terminal de passageiros. Por causa das enchentes que atingiram o Estado, desde 27 de maio, esses serviços estão sendo realizados no ParkShopping Canoas, na região metropolitana da capital gaúcha. Os pousos e decolagens, no entanto, seguirão sendo feitos na Base Aérea de Canoas.
“Essa operação contempla a utilização de parte do TPS [terminal de passageiros], nos pisos 2 e 3, que não foi impactada pela enchente, e traz mais agilidade aos procedimentos de embarque, desembarque e inspeção de segurança de um volume maior de passageiros”, comunicou a Fraport Brasil, empresa que administra o aeroporto.
COMO FUNCIONARÁ Segundo a Fraport, o terminal de passageiros do aeroporto de Porto Alegre está passando por reformas. Sua estrutura foi adaptada para que a área internacional possa ser utilizada tanto no check-in quanto no embarque para a operação temporária.
O acesso ao terminal de passageiros deverá ser feito pela rampa externa que leva ao piso 2. E o ingresso será apenas pelas portas 5 e 6. Já o processo de check-in e despacho de bagagem será feito na área do check-in internacional.
Depois de fazerem o check-in e despacharam suas malas, os passageiros deverão subir ao piso 3 e utilizar a área de embarque internacional para a inspeção de segurança. De lá, deverão seguir a sinalização para embarque nos ônibus que os levam à Base Aérea de Canoas.
Já os passageiros que desembarcam em Canoas serão transportados até o aeroporto de Porto Alegre. Da mesma forma que é realizado até então, nenhum passageiro pode se deslocar diretamente até a Base Aérea de Canoas e sair de lá sem o acompanhamento das equipes da concessionária e da empresa aérea.
O terminal funcionará das 6h às 21h. O passageiro deverá se apresentar no aeroporto 3h antes do seu voo e o processo de embarque se encerrará 1h30 antes do voo. Depois disso, não será possível acessar a sala de embarque.
A Fraport disse ainda que “foram realizados testes com ônibus do trajeto aeroporto-Base Aérea (e vice-versa) em horários alternados”. Segundo a empresa, “nenhuma alteração relevante de horário foi constatada. Apesar da maior distância, o tempo médio permaneceu o mesmo da operação realizada atualmente no shopping”.
A administradora do aeroporto também informou que alguns restaurantes e cafés estarão disponíveis de forma adaptada para atender à demanda dos passageiros no aeroporto. Da mesma forma, o estacionamento 2, administrado pela Estapar, estará disponível tanto para carros, como para motos com tarifas especiais. Empresas de transporte turístico e locadoras de carros também vão operar.
Poder 360