O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, mais conhecido como Kakay, escreveu um texto ao DCM para demonstrar sua preocupação com a posição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em relação aos últimos temas nacionais.
Confira abaixo o texto na íntegra:
Muito preocupante a posição da OAB nas últimas questões nacionais. O Beto, presidente do CFOAB, é meu irmão querido, mas a balela de que a OAB deve ficar nas questões referentes aos advogados, e não deve participar do debate nacional em um momento em que o fascismo ameaça a estabilidade democrática, é uma postura que temos a obrigação de questionar.
A OAB tem que se manifestar de maneira clara e inequívoca contra os abusos deste governo autocrata. Sob pena de virar linha auxiliar de um governo de ultradireita que assombra todas as garantias constitucionais. Não existe hipótese de omissão. Ou enfrentamos o fascismo ou seremos cúmplices. Ninguém pode se esconder na frágil opção da pretensa isenção. Opção covarde e sem compromisso com a democracia.
A OAB só tem importância nacional porque esteve do lado dos grandes debates da democracia. Cuidar dos interesses dos advogados é uma nobre missão, mas não faria nunca da OAB uma referência nacional. Tenho confiança que a OAB estará ao lado da democracia, do estado democrático de direito, contra o fascismo.