Eleitores confundem locais de votação em Natal

Foto: Magnus Nascimento

A mudança em várias seções eleitorais no Rio Grande do Norte provocou transtorno na primeira hora de votação em Natal, neste domingo (15). Vários eleitores foram a locais onde anteriormente votavam, mas foram surpreendidos com a mudança.

A mudança nas seções eleitorais foi anunciada pela Justiça Eleitoral no dia 4 de novembro e ocorreu, entre outras razões, pela redução no número de urnas eletrônicas disponíveis e pela própria pandemia do novo coronavírus, que obrigou a mudança de alguns pontos de votação. Apesar da possibilidade de se consultar o local através do site do TSE, muitos se enganaram neste domingo.

No IFRN Campus Central, alguns casos foram registrados e os fiscais de votação tentam auxiliar os eleitores. A potiguar Clara Guedes, 27 anos, cuidadora de pessoas da terceira idade, aproveitou que os idosos que ela cuida vieram votar para também exercer seu poder de voto. No entanto, na escola que ela iria votar, a Freinet, havia um aviso na porta informando que a seção dela tinha sido modificada. “Eu não sabia. Tinha o abuso dizendo para eu vir para o IFRN”, comenta.

De acordo com o fiscal Heider Bezerra, os fiscais estão consultando o aplicativo E-titulo para auxiliar os votantes com dificuldades. “O grande problema está sendo a internet. É um momento em que todos estão acessando”, cita.

Na zona Norte de Natal a situação foi semelhante, com alguns eleitores que estavam na UERN confundindo os locais de votação.

Os eleitores podem conferir os novos locais de votação aqui ou utilizando uma das seguintes alternativas: acessando a listagem no site do TRE-RN; baixando o aplicativo e-Título, que trará a informação atualizada da zona e seção eleitoral.

Tribuna do Norte